23 de out de 2010

Navegação com o Opera Mobile e o Opera Mini 5.1



Hoje comecei a fazer um teste de velocidade no meu Nokia 5530, e eis que vejo alguns problemas com o navegador Opera Mobile, resolvi criar este artigo.



A velocidade do 5530 é ótima quando não se abre nem um aplicativo, mas não é nossa intenção, né? Ao navegar na internet, com o Wi-Fi ligado, uma das principais características que levam as várias pessoas a comprar o aparelho, não é tão satisfatória, claro, melhor que muitos celulares que só usam o Java, mas pior que os concorrentes, com Android e iOS.

Isso se deve muito aos 128 MB de RAM, com pouco distribuído para uso do usuário, e o processador de 434 Mhz que não ajuda muito também.


Deixando isso de lado, vamos ver como ele se saiu navegando no Opera Mobile.


Em sites com poucas imagens pesadas e que não usam de recursos otimizados, que são feito para serem visualizados em computador, é até bom, mas tente acessar um Orkut da vida em visualização inteira ou abrir três abas de fórum, ele em algum momento provavelmente vai travar.


Ele é bem bonitinho, cheio de recursos interessantes, como salvar as páginas que eu achei um bom recurso, já que posso salvar para ler offline em algum momento posterior.

Já os downloads, é uma decepção, ele quando baixa, é ótimo, dependendo da sua conexão, mas as vezes você coloca algo para baixar, ele abre dizendo onde você quer salvar o arquivo e fecha sozinho, em servidores como MEGAUPLOAD por exemplo, é impossível baixar, já que o servidor acha que você está baixando o arquivo e não te permite baixar de novo, em alguns longos minutos.

Ele seria uma boa opção até, mas seus travamentos, abas sem utilidade, downloads defeituosos deixam ele defasado.


Vamos agora ao irmão mais novo, mas não tão ruim, Opera Mini Mobile, a versão que testei foi a 5.1 e é impressionante como as coisas melhoram aqui, como podem ver, na parte das abas.


Naveguei com 12 abas abertas, claro que não tem necessidade, mas era nos mesmos sites, apartir das 9, ele começou a ficar lento, mas mesmo com 12, conseguia voltar facilmente, sem muitos erros e poderia abrir mais se eu quisesse, enfim, para o nosso aparelho, talvez seja a melhor opção.

O único porém, é que ele abre as páginas em versão Mobile, mas isso pode ser revertido, ao entrar nos sites escolhendo a versão necessária.

Outro porém, é que as páginas não ficam tão boas, como no Opera Mobile, elas ficam cheio de erros, mas que não te impedem de navegar.

Espero que tenham gostado deste artigo sobre o Opera Mobile e o Opera Mini.

Para download de ambos, visite:

Se tiver problemas, visite a página oficial, clicando aqui.

3 comentários:

robson disse...

Já tem uma versão beta do opera mini..estou gostando muito dele.

Anônimo disse...

Esse Opera Mini não é mais em Java... Ficou ótimo.

Stark disse...

@Anônimo,

Claro que é em Java, porém, tem duas versões (Opera Mini) em Java e Opera Mobile (Symbian).

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews