13 de dez de 2010

16 defeitos do N97 relatados por usuários:


Eu estava dando umas garimpadas no Orkut, tal que acho um tópico relatando defeitos e bugs do Nokia N97, alguns são da Nokia inteira, e aí, você concorda? Lembrando que este artigo não é a opinião do blog.


"1 - Processador lento


Apesar do N97 ter sido lançado quase 3 anos após o N95, ele usa exatamente o mesmo
processador do N95, porém com 'overclock' ou seja, trabalhando acima de sua frequência original. O processador do N95 trabalha a 332MHZ, enquanto o N97 a 434MHZ. O problema é que apesar de ser um pouco mais rápido, o N97 não conta com processador gráfico dedicado como o N95 e como sua resolução é maior, tem-se uma queda expresiva no desempenho. Muitos jogos e aplicativos gráficos que rodam bem no N95 rodam pessimamente no N97. Ou seja, é um aparelho mais lento que o que foi lançado anos antes. É um problema impossível de ser corrigido com atualizações de software, pois trata-se de uma falha na especificação do hardware. 


2 - Pouca memória RAM


O N97 tem apenas 128 MB de memória RAM, sendo que somente 50 MB ficam disponíveis após o boot. A memória RAM é utilizada pelos programas que estão sendo executados no aparelho ou seja, quanto menos memória, menos programas poderão ser executados. Ridiculamente, a quantidade de memória RAM disponível no N97 é exatamente a mesma do N95, que foi lançado há 3 anos atrás. A pouca quantidade de memória acaba provocando mais lentidão e também travamentos, pois o aparelho acaba sem ter como armazenar informaçoes temporárias, que são usadas pelos aplicativos. É também um problema impossível de ser solucionado, pois trata-se do hardware do aparelho. 


3 - Protetor de lente que risca a lente


É inacreditável, mas o que era para proteger, estraga. O protetor da lente da câmera do N97 é muito perto da lente em si, o que faz com que o simples ato de abrir e fechá-lo com frequência cause riscos na lente da câmera. Obivamente, com o tempo as fotos acabam sendo afetadas pelos riscos também. O protetor risca também o flash, o que acaba ocasionando os famosos borrões laterais nas fotos. Existem tutorias para se 'resolver' estes problemas na internet : no caso dos riscos na lente, deve-se desmontar o protetor e limá-lo com uma lixa, e no caso dos borrões, deve-se fazer um risco vertical com uma caneta de projetor. Que legal, você pagou mais de 2 mil reais em um aparelho e leva para casa também o direito de aprender algumas técnicas de bricolagem. 




4 - Tela com péssima sensibilidade


O N97 utiliza a tecnologia resistiva de touchscreen, o que significa que a tela deve ser realmente apertada para que os comandos sejam aceitos. Diferente de outros aparelhos que usam a tecnologia capacitiva (Iphone, Nexus one etc), que exige somente que se enconste o dedo na tela, pois ela trabalha com uma pequena corrente elétrica. A não ser que você carregue uma caneta específica para touchscreens, o simples ato de usar o aparelho com os dedos se tornará um martírio. Esqueça também do famoso gesto de 'pinça' para fazer zoom nas páginas web ; a tela não conta com o recurso multi-touch. 


5 - Bateria caduca


Acostume-se a manter carregadores em casa, no trabalho, no carro enfim, em todos os lugares que você for, pois com o uso normal do aparelho sua bateria não irá aguentar mais que um dia. Embora esse problema seja notório de muitos smartphones, aliado aos inúmeros problemas do aparelho ele se torna ainda mais crítico. 

6 - Sistema operacional antigo, requentado


O N97 utiliza uma versão do Symbian praticamente idêntica à utilizada em aparelhos sem touch-screen, como N95. Na prática isso significa um ambiente pouco otimizado para um aparelho touch-screen. O simples gesto de arrastar a tela para que ela role (kinetic scrolling), por exemplo, até pouco tempo atrás não era possível. Um aspecto simples mas irritante é que em algumas telas é preciso clicar duas vezes , em outras apenas uma. O problema seria solucinável com um novo sistema operacional, totalmente orientado ao touchscreen, mas é muito improvável que a Nokia invista mais em um mico como o N97, já que ela mesmo assumiu que o aparelho é um fiasco. 


7 - Travamentos e reinicializações constantes


As péssimas especifiações técnicas do aparelho acabam resultando em problemas de travamentos e reinicializações constantes, como as famosas linhas verticais coloridas que aparecem sem aviso alguns segundos antes do aparelho reinicializar. Acostume-se também a retirar e colocar a bateria, pois muitas vezes os travamentos são tão fortes que nem a tecla de desligar responde. Em geral, os relatos dos usuários dão conta que raramente o aparelho fica um dia inteiro sem reinicializar ou travar. Este problema dificilmente será resolvido , pois dependeria de uma melhoria nas especificações do aparelho, em especial um aumento considerável da memória RAM e um processador melhor. 


8 - Lag na gravação de vídeos


Devido a causas ainda desconhecidas, vários usuários relatam que ao gravar vídeos com o aparelho ocorrem pausas aleatórias no resultado final. Este problema provavelmente esbarra na pouca velocidade do processador. Uma 'solução' que tem sido usada é a formatação frequente do cartão de memória. O problema é que com poucas semanas de uso o defeito volta a acontecer. Talvez o problema seja passível de correção em uma eventual atualização de firmware mas deve-se levar em conta que existem muitos outros problemas ainda a serem resolvidos mesmo com o aparelho já tendo recebido 5 atualizações desde o seu lançamento. 


9 - Player de música caótico


Ironicamente , o aparelho tem 32 GB de armazenamento, mas se você colocar uma quantidade moderada de MP3s na sua biblioteca o player nativo irá tornar-se tão lento que inviabiliza o uso. Claro que não estamos nem levando em conta as horas que ele gasta para atualizar a biblioteca da primeira vez ; mas feito isso, tente localizar alguma música específica no meio de algumas milhares e você verá que o mecanismo de pesquisa se equipara a achar uma agulha no palheiro. Existem algumas alternativas e players de terceiros, mas não seria razoável esperar que o player nativo de um aparelho que custa o mesmo que uma TV LCD Full HD fosse melhor?


10 - Carcaça com qualidade chinesa


Poucas pessoas criticam o design do N97; é realmente um aparelho bonito, em especial pela sua lateral cromada. Infelizmente o termo 'bonito porém ordinário' se aplica nesse caso : com apenas algumas semanas de uso normal, a lateral do aparelho irá começar a descascar, como se fosse um MP10 chinês comprado no camelô. O problema é que o aparelho custa uma pequena fortuna e era de se esperar componentes de melhor qualidade. No N97 branco o defeito é ainda mais notório, porque além da parte cromada descascar, a tampa da bateria irá ficar amarelada e encardida em pouco tempo. Uma solução alternativa adotada por alguns usuários é comprar carcaças reservas para serem trocadas periodicamente. Inclusive nas comunidades do aparelho os membros compartilham links do Ebay que fazem a venda das carcaças separadas, muitas delas paralelas mas com qualidade superior à original.


11 - Transmissor de FM pobre


Uma das funções mais 'impressionantes' do aparelho é o transmissor FM. Não é tão legal poder tocar as músicas do seu N97 em qualquer rádio ? Sim, seria legal se o sinal do transmissor não fosse tão fraco. Por esse motivo, é muito difícil fazê-lo funcionar sem que hajam chiados e ruídos no som. Mesmo em frequências teoricamente livres a qualidade é horrível. A não ser que você vá para o meio das montanhas e mantenha o aparelho muito perdo do seu rádio, esse recurso funciona só na teoria. Como se não bastasse, é um recurso que consome muita bateria, então o único jeito de usá-lo a contento seria mantendo o celular carregando enquanto usa mas... Bingo, não é possível usar o transmissor enquanto o celular carrega. 


12 - Mecanismo de abertura da tela auto-destrutivo


Outro aspecto do N97 que se enquadra na categoria 'bonito porém ordinário' é o mecanismo de abertura da tela, que faz com que ela fique inclinada em 45 graus. Embora seja esteticamente bacana e traga conforto no uso, é um recurso que acaba danificando o aparelho a longo prazo , pois como a horrível tela resistiva exige pressão para funcionar, usá-la com o teclado aberto e a tela inclinada acaba forçando o mecanismo de abertura, danificando-o. Em pouco tempo já será possível perceber uma leve folga na parte direita, que aumenta mais com o uso. A 'solução' para este problema seria firmar a tela com um mão e usar a outra para navegar. 


13 - Péssima qualidade em fotos noturnas


Apesar do N97 contar com uma boa lente a qualidade das fotos só é aceitável para fotos feitas durante o dia. Mas você leu que ele tem "flash duplo led" ? A não ser que você queira fotografar algo a menos de 30 cm de distância, o maravilhoso led duplo não irá servir para nada, já que seu alcance é limitado. O problema é que se você fotografar alguém de tão perto usando o flash, a pessoa irá sempre sair na foto com os olhos fechados porque foi cega pelo led poucos centésimos antes da foto ser tirada. Antes do lançamento do aparelho havia a esperança que ele iria contar com flash xenon, similar às câmeras convencionais e que realmente ajuda em fotos noturnas. Infelizmente foi apenas mais uma especulação. 


14 - Loja de aplicativos medíocre


Você ouviu dizer que agora a Nokia conta com uma loja de aplicativos ótima, a Ovo ops, Ovi Store. Mas esqueceram de te avisar que a loja brasileira só conta com aplicativos grátis, que são poucos e na sua maioria, medíocres. A meia dúzia que presta sempre come sua conexão de dados para exibir as propagandas e spams dos patrocinadores do aplicativo. Ok, você pode recorrer ao mercado 'paralelo' e baixar seus aplicativos favoritos nas comunidades do aparelho por aí. O problema é que para isso você terá que fazer um processo burocrático de se cadastrar em um site chinês para conseguir o tal 'certificado' e depois ainda terá que fazer o tal processo de 'assinar' o aplicativo antes de instalá-lo. Claro, para evitar toda essa encheção você pode também 'hackear' o seu aparelho seguindo algum tutorial de 30 passos na internet, que dando certo ou errado pode implicar na perda da garantia do aparelho. 


15 - Atualizações tardias


Você quis fazer tudo certinho e comprou seu aparelho pelas vias 'legais', pagando R$ 2.399,00 em alguma loja oficial da Nokia. Fazendo isso você tem certeza que está protegendo seu investimento, contando com a odiada rede de assistências técnicas da Nokia gratuitamente durante um ano ! O problema é que você será justamente o mais prejudicado porque as tão faladas e milagrosas atualizações de firmware estarão disponíveis para os N97 do mundo todo rapidamente, exceto para você, devido à inércia da Nokia em disponibilizar as atualizações para os consumidores brasileiros. É claro que você já leu por aí que dá para atualizar trocando o tal do 'product code' ; o problema é que fazer isso implica na perda da garantia e aí justamente o que você quis fazer certinho, comprando o aparelho pelas vias legais e pagando o dobro do preço, não terá servido para nada. 


16 - A maldição da tecla lateral


A idéia de colocar uma tecla lateral para travar e destravar a tela seria uma excelente alternativa para qualquer aparelho touchscreen. O problema é quando a idéia é boa, mas na prática não funciona. Antes das últimas atualizações já era notório o mal-humor da tecla lateral, que funcionava quando queria, ou ora exigia dois acionamentos, ora exigia apenas um. Após a tão falada atualização 2.0 o problema foi reduzido, mas infelizmente, a maldição ainda vive : em determinados momentos, sabe-se lá porque, a tecla simplesmente não funciona para destravar o aparelho. E como ele está travado, você não vai conseguir reiniciá-lo também. Aí a única alternativa é o famoso 'dedoff', ou seja, tira bateria, coloca bateria..."


Você concorda, acha que o N97 foi um erro da Nokia no processo constante de evolução, deixe seu comentário!

22 comentários:

Anônimo disse...

Depois de ler tantas críticas, fica claro o motivo pelo qual a nokia agora quer se dedicar mais ao seu sistema operacional. Eu tenho um N-5233, para mim ele é excelente, mas venhamos e convenhamos é bastante chato quando ele trava e 60Mb de memória interna no qual 3/4 são utilizados apenas na instalação do boot, é precário, isso sem falar da velocidade de processamento para usar na internet.

Eduardo PA disse...

Sei dos problemas do N97, mas para mim ele funcionou bem, a bateria é ótima, tenho um uso muito grande com ligações e ele aguentava bem o dia todo. A tela resistiva não é tão ruim assim, me adaptei bem e nunca precisei forçar. Uso agora o N8 mas sinto falta do teclado.

Abraços

Anônimo disse...

Tenho um amigo que jogou o n97 dele no lixo depois de 10 meses e as atualizações de firmware não resolveram o problema.
É mesmo lastimável que a nokia configure hardwares tão medíocres, agora oque é difícil de entender é se isso é pra aumentar os lucros ou se é para economizar as baterias, eu quero muito acreditar que é pela segunda alternativa mas sinceramente eu não consigo fazer-lo. Me custa muito entender porque uma gigante como a nokia não tem medo de perder clientes, ou pelo menos não zele pela qualidade que que seu nome inspira, ou pelo menos inspirava...

Stark disse...

@Anônimo,

Concordo com você, Anônimo, espero que o S^3 e o Meego não sejam apenas ilusão.

Vinicius Nunes Silva disse...

Bom tenho um Nokia n97 gosto do aparelho, mas os problemas citados acima existem sim e são graves mesmos para um aparelho tão caro, não foi dito neste tópicos sobre o gps que demora anos para achar sinal a não ser que vc amarre um arame na parte interna dele para aumentar a receptividade. com certeza a nokia falhou muito com este N97.

Abraço.

Anônimo disse...

eu tenho um e concordo com tudo que falaram e melhor comprar um ching ling que pelo menos não custa um absurdo!

Anônimo disse...

Todo aparelho tem lá seus pontos contra, não verifiquei no meu N97 nem metade do defeitos supra mencionados devo ter dado sorte, e olha que já pulei na piscina com ele, e fiz atualização down :P
o meu touch é muito rápido de impressionar, soh tenho a reclamar da lentidão e do GPS apenas!

Stark disse...

@Anônimo, realmente lentidão é um mal dos S60v5!

Anônimo disse...

em configuração de hard, o n97 é melhor que o c6, sendo um modelo 2 anos mais velho... Então se ele tem esses problemas, o c6 entre outros nokia touch com hard parecidos tbm terão...

Anônimo disse...

N97 foi meu ultimo Nokia. Bateria curta, lento e vive travando. Desrespeito total da nokia. Nao compro mais essa marca

vaimer disse...

Meu primeiro Nokia foi um N73, que me impressionou no geral. Achei que o N97 fosse uma versão aprimorada do mesmo. Me enganei completamente, todos os problemas citados existem. O protetor que estraga a lente e o mais grotesco, qualquer um perceberia isso. O transmissor FM é uma piada, distancia máxima 5cm.
Ao invés de brigar com a Nokia e enfrentar uma baita burocracia eu prefiro dizer: Nokia nunca mais...

Anônimo disse...

Eu tenho um Nokia N97 e apenas uma coisa posso dizer....AVESTRUIIIIIZZZZZZZZ...UMA PORCARIA POREM CARA!!!

mabrosco disse...

estou negociando um Nokia N97 original mas pelos artigos aqui estou muito em duvida pois achei maravilhoso o aparelho mas vou pensar mais antes de investir um bom dinheiro emuma porcaria destas ,seria melhor comprar um "chineisinho" pois ai o investimento é pouco e não tem como se arrepender....kkkkkkk....Nokia virou piada

Anônimo disse...

minha amiga tem um desse da china aqueles falsos kkkk tem todos esses mesmo defeitos,mas se o chines ja tem e custa 1/3 do preço melhor comprar o chines
ps: eu tenho um c5-03 original.

Anônimo disse...

Nossa , eu to mt puta meu n97 estragou ontem, travou e agora não funciona , vo ter que levar pro concerto :(

Romulo Castro disse...

Infelizmente, é TUDO VERDADE! Comprei logo q lançou em Mar-2010 nos EUA, mas logo me decepcionei c/a Faixa Branca nas Fotos... Coloquei um MicroSD de 16GB e outra decepção, ele LIA, mas NÃO GERENCIAVA os 48GB de Memória p/Armazenagem c/seus MÍSEROS 128MB de RAM... Quando atingi 10GB de Multimídia(Fotos, Videos e Musicas) a carroça perdeu os BURROS e, pelo visto, as Rodas também... Solução? A contra-gosto, vendi p/1 amigo! Hj estou feliz c/meu iPhone 4 16GB e arrependido de ter vendido essa MERDA p/meu amigo, pq hj ele vive me devolvendo essa BOSTA p/consertar!

Darkness disse...

Por favor quero ajuda !
eu tenho um N97 e depois que o celular caiu o touch screen falha de forma que trava os outros butões , consequentemente esta inativo . Se alguém sabe como achar uma solução me ajuda ...
Envia a resposta pro meu email .

Stark disse...

@Darkness, procure uma assistência técnica.

Daniel Botinha disse...

Tenho todos os problemas relatados nesse tópico, menos a tampa que risca a lente. Tenho o aparelho a um ano e meio e já não estou aguentando mais (tentar) usá-lo.
Estava pensando em vender, mas estou achando falta de ética passar esses problemas pra frente.
Nokia nunca mais.

Anônimo disse...

Tenho essa praga N97...(nokia nunca mais)e estou passando pelo último problema causado por ele.
Explico: Sempre quando troco de aparelho, eu presenteio alguém que conheço com meu aparelho antigo, mas confesso...desta vez não poderei fazer isso...vou jogar meu N97 no lixo...mas antes vou destrui lo...coisa que farei com prazer.

Anderson disse...

FOI O PIOR ERRO, JUNTANDO COM O PESSIMO ATENDIMENTO, AGORA A NOKIA PODE FECHAR AS PORTAS. SE DEPENDER DE MIM, OS PRODUTOS DELES NÃO É DIGNO DE SER DOADO OU DEIXADOS NA CHINA, É PURO LIXO! LIXO! LIXO! LIXO! LIXO! LIXO! LIXO! LIXO! LIXO! LIXO! LIXO! LIXO! LIXO! LIXO! LIXO!

Anônimo disse...

Tenho dois n97 a mais de 3 anos e nunca deram porblema um deles esta com gps free e outro core dois sistemas diferemtes e ambos tem 512 de rame !!!! e so mexer um pouco e ele vira um super movel . Ja agora sabem ke o telefone ke vende aki na europa sao muito mas muito melhore dos kevao para oi em br ??? em tudo interior e esterior

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews