29 de jan de 2011

Você está satisfeito com o seu Symbian S60v5?

O que eu mais tenho visto nas comunidades dos aparelhos S60v5, tais como 5230, 5233, 5530, 5800, N97 e C6, são reclamações dos usuários, e não estou só falando de Orkut, estou falando de Yahoo Respostas, Fóruns, outros meios de comunicação. Mas falando de Orkut, temos a quase exceção da comunidade do 5800, com as CFW do Wagner e do Wes parecem estar agradando e muito os usuários.

Eu por exemplo, vou testar a nova CFW do Symbian Latino, que parece estar muito boa, baseada em Symbian^3, pena que a mesma não tem versão PT-BR, em meu Nokia 5530 XpressMusic. Até pretendo entrar mais neste assunto aqui no blog, do qual foi pouco falado.

Para quem não sabe CFW (Custom Firmware) é modifica a firmware, geralmente buscando aperfeiçoar o aparelho e até adicionar perfumarias.

Mas a pergunta é, você está satisfeito com o seu S60v5? Em Setembro, paguei R$ 599,00 em um Nokia 5530, pensando ser as mil maravilhas, mas eu estava totalmente por fora, não estava ciente do Android e iOS tão evoluídos, depois que eu parei de participar e ajudar a comunidade Symbian, em 2009, em blogs, Yahoo respostas, Orkut...

Mas acabei me decepcionando por diversos motivos, dos quais vou citar, sei que paguei barato no aparelho, mas existem problemas que está plataforma simplesmente, não pode superar e que muitos reclamam.

Bugs, bugs e bugs: Uma das piores coisas que acontece não só comigo, mas com a maioria pelo menos uma vez, são os constantes bugs, exemplo é, aparelho reiniciar ou travar por memória cheia. Alguns problemas como o botão de travar/destravar o aparelho. Atualização resolve alguns problemas, mas de fato, nunca será totalmente corrigidos.

Ter mais de quinze ou vinte aplicativos instalados: Não dá, simplesmente o celular começa a travar, não sei se eu estou fazendo algo errado, mas está não é uma reclamação só minha, muitos usuários tem a mesma.

Abandono da plataforma por parte dos desenvolvedores: Symbian 5th Edition certamente teve um abandono, tanto que é um meio entre o 3rd Edition e o Symbian^3, que não deu sucesso, tanto que se falar de games decentes, aposto que a primeira ganha, mesmo com hardware inferior.

No mais não posso ficar apenas apontando erros, mas no geral é isso, não vou falar que o Symbian é ruim, fraco ou que é necessário mudanças para ficar parecido com o smartphone da Apple, porque nada disso é verdade. Além disso, os problemas citados acima, estão sendo corrigidos na última versão do Symbian, o Symbian^3, desenvolvedores estão à 1.000 por hora para termos os melhores aplicativos.

Antes que digam que eu paguei barato no aparelho e quero demais, já adianto, que, mesmo se eu tivesse pego um Nokia N97 (R$ 1,399), um C6-00 (R$ 899,00) ou um X6 (R$ 999,00), a decepção com esses itens seriam as mesmas.

De fato não será extinta, esse ano o Brasil vai receber mais um aparelho com o sistema, o C5-03, o diferencial? Processador de 600 MHz.

Como dito acima, a solução já foi criada, é o Symbian^3, que precisa apenas de retoques nas atualizações recorrentes, já que problemas com memória, travadas, muitos aplicativos e abandono não estão mais acontecendo.

Com tudo isso, você está satisfeito com o seu S60v5?

16 comentários:

Anônimo disse...

Existe alguma forma, atravez de atualizaçoes,de fazer um aparelho s60v5 aceitar aplicativos Symbian^3 ? Obrigado

dsad disse...

bom eu não entendo tanta descriminação em cima do symbian, tenho um n97 e n8, pra mim ambos são excelentes, metem o pau no n97 com bugs e tudo, na primeira firm realmente dava muitos bugs, mais após a atualização e com a ajuda de alguns programas e dicas para melhorar o desenvolvimento ficou ótimo, roda sem problema e tenho cerca de 58 apps intalado, falam do android o que é um sistema totalmente inferior pois já tive aparelhos com ele , um exemplo , só na versão 2.3 vai suportar 2 cameras para vídeo conferencia, não tem tecnologia usb on th go para leitura de dispositivos de interface humana, alto consumo de memória e processador, aplicativos que não são universais dando vérios problemas de compatibilidade entre um aparelho e outro, agora explica melhor essa rom modificada baseada em S^3 , será que tem pro n97?

dsad disse...

outro detalhe android não roda java nativo, aff e dizem ser a melhor coisa do mundo.

Stark disse...

@Anônimo, de certa forma, o S60v5 é compatível com a maioria dos aplicativos do S^3, com exceção dos games HD e alguns aplicativos que utilizam recursos mais "avançados".

@dsad, eu não tenho discriminação, foi apenas minha experiência com o S60v5, eu também tenho um Android, o Milestone 2.1, prefiro o Symbian^3, mas estou me referindo especificamente com o S60v5 do qual tenho os bugs e problemas com excesso de apps.

E no post, eu não quis comparar com Android, só para deixar claro! :D

Não terá para o N97, pelo menos não pelo Symbian Latino, eles atualmente estão fazendo CFW para 5530, 5800, 5230 e X6, mas tem que ver se está disponível para sua RM, também.

@eddieetkd disse...

Otimo post. Finalmente o assunto CFW será falado aqui.


Vou postar meu relato ok?
Usuario @eddieetkd do TT.


Comprei meu Nokia 5800 em Novembro, no Mercado Livre, lacrado, zerado, por 499,00. Isso sim, paguei barato. Modelo Navigation Edition, cromado, lindo.

Cheguei, liguei ele, ja nao curti de cara, o software original. Cru, seco, sem vida e cheio de bugs e travadas. O Gps achei fenomenal, funcional ao extremo, porém só se utilizar pacote de dados ele fica mais preciso.



Fui em busca de comunidades Nokia, pegar aplicativos e tornar a vida do 5800 mais útil.
Conheci as CFW do @Jwagnervaz e ai sim, o bicho mudou de kra... com uma CFW extraida e alterada do Nokia C6, com widgets e muito mais conteudo, menos bugs e mta novidade.

O Software original dos 5000 é uma tremenda bomba mesmo. Usei bastante pra poder relatar.. consertam 1 bug, outros 500 aparecem.

Eu adoro meu Nokia, lindo, tem todos os aplicativos que eu quero, mas a falta de suporte da Nokia, incomoda DEMAIS... falta de novidades, ta triste a coisa.


O que me deixa chateado na série 5000 da nokia é a falta de uma placa 3d... os melhores games só mudando de sistema? fala sério.. nao existe isso.


De resto gosto mto do meu Nokia, mas pretendo migrar pra um Android no futuro.

Como eu ja tive PSP, e Nintendo DS, acho q o fato dos jogos, bom.. portateis é a melhor soluçao, mas não 100%

Sobre o celular travar com varias instalações: resolvi o problema instalando tudo, no cartao de memoria e com uma CFW mto boa com bugs corrigidos...

só acho ruim é a falta de memoria RAM.. 128mb, daonde 60mb ficam livres apenas??? zuado demais!


Em breve, pego um Milestone.
Abraços aew Blog!

Paulo Lyra disse...

Não sei se você se lembra da época dos rumores do lançamento do symbian ^3, quando apareceu um diretor da fundação symbian falando sobre as novidades do novo sistema e na mão dele tinha um 5800 com symbian ^3 instalado.
Agora imagina se a Nokia liberasse para os s60 v5 o symbian ^3 mesmo que com menos funções, os donos de n97 e demais ficariam loucos e com certeza a Nokia ia ganhar muito mais.

dsad disse...

paulo, com certeza seeria uma ótima noticia para donos do n97 por exemplo , o n8 é um ótimo aparelho multimídia o melhor hoje do mercado sem dúvida , o n97 é muito bom para trabalho por causa do teclado qwert, o que mais sinto falta no n97 é está nova opção de colocar um pendriver por exemplo no celular, seria ótimo esta função no n97. ps. gostei muito do post.

Eduardo disse...

Eu estou satisfeito com meu 5530.... ele foi barato, tem wi-fi, 4Gb(que aind pode expandir) pra musicas, jogos, apps, filmes e videos, etc.
o ruim dele eh que nao eh multi touch e o processador nao eh tao bom.
resumindo: eu gosto muito dele, mas assim que der eu pretendo trocar por um N8 xD

@fernandosds1 disse...

tenho um nokia 5800 e só comecei a ter gosto usar depois que coloquei a firm 51 com hack incluso q peguei no blog do ramalho...tinha instalado umas com a cara do c6, mais a bateria acabava muito rápido.
Na minha opinião acredito que o s60v5 foi um teste (para ver o que os usuários acham) para o symbian^3 assim como o maemo do n900 está sendo para meego...

Alessandro disse...

1° PONTO NÃO SEI MAS A NOKIA TEIMA EM ADOTAR NOMES RIDÍCULOS PARA UMA OS OU SO.
S60V5 NÃO É UM NOME PROPÍCIO PARA UMA "OS" ACHO QUE ISSO SE DEVE A TEIMOSIA DOS PROGRAMADORES E TAMBÉM UM FATO QUE FOI COMENTADO E MUITO BEM ABORDADO BUGS

NÃO SÓ BUGS HÁ UMA DIFERENÇA NO NOKIA JAVA VULGO S40 ONDE OS ÍCONES DE BLUETOOTH SINAL SÃO SUPER VISÍVEIS.

NO S60 AS COISAS PIORAM O ÍCONE DE BLUETOOTH É UM PONTINHO BRANCO CAIXA POSTAL A MESMA COISA ALÉM DO QUE AS BARRAS DE SINAL E BATERIA SÃO ARCAICAS, JÁ QUANDO ERA A SONY NESSE QUESITO ELA ERA BEM MAIS AVANÇADA EM LAYOUT E DESIGN.

OUTRO FATOR POIS COMPREI UM NOKIA C6-00 E JÁ LANÇAM LOGO MAIS O C6-01 COM SOS3

HÁ MUITAS FALHAS O PRÓPRIO GERENCIADOR DE APLICATIVOS EM UM DETERMINADO NUMERO DE APPS NÃO FUNCIONA.

O DESIGN ESTÁ MUITO AQUÉM E SENDO DEFASADO.

DETALHE PRIMORDIAL EU QUERO TER O CONTROLE SOBRE O CELULAR SOBRE AS CONEXÕES DE INTERNET E NÃO O CELULAR TOMAR RÉDIAS DE MINHA CONEXÃO.

FALTA UM GERENCIADOR DE CONEXÃO DECENTE E NÃO POP-UPS IRRITANTES PARA CANCELAR A TODO MOMENTO.

SOU USUÁRIO LINUX SENDO SYMBIAN ATÉ UM CERTO TEMPO OPEN SOURCE NÃO RODA EM LINUX FATO.

A NOKIA TEM BOM HARDWARE PORÉM PECA NO "OS", E O PRINCIPAL EM ADOTAR NOMES EM HEXADECIMAL

PERGUNTA A UMA PESSOA QUAL SO OU OS QUE TEM, VAI DIZER EU TENHO UM IPHONE OS EU TENHO WINDOWS MOBILE EU TENHO ANDROID OS E A NOKIA NÃO SEI É UM NUMERO

ISSO SE DÁ TBM PARA OS CELULARES S40 NOME MAIS IDIOTA, ACHO QUE SYMBIAN OS 1 VULGO S60V5 DEVERIA TER UPGRADES.

ISSO QUE COMPREI O MEU EM 12 VEZES EU DEVERIA TER PEGO UM ANDROID, MAS A NOKIA AINDA TEM BOM HARDWARE E CAMERA O QUE PECA É O OS DEFASADO CHEIO DE BUGS

PODERIAM MIGRAR TODOS OS SOS1 PARA SOS3 AI SIM SERIA BOM MESMO NUMA VERSÃO LITE

Ad@1LtoN disse...

Ponto positivo: todos os dias tem um programa diferente sendo lançado, mesmo com o sistema não sendo atual. Quem diz que não tem apps é pq não procura.
Ponto negativo: vc só acha os apps se procurar lol Não aparecem na Ovi Loja, não existe um point na net pra vc ir, como as lojas da Apple e Android. usuarios "normais" não vão correr atras. Eles tem mais o que fazer

Sistema: Não adianta atualizar simplesmente o sistema. Tem que mudar ele todo. Esse negocio de clicar em opções, rolar várias opções pra sair de um programa não pode mais.

Tem mais coisa... depois penso em mais.

Alisson disse...

totalmente insatisfeito com o meu N97 não estou, mas troquei o 5800 por ele e percebo uma evolução.
Não só no quesito hardware, que no N97, apesar das imensas críticas, pra mim está impecável, mas principalmente pela questão do software.
Não gosto dos bugs do symbian (alguém gosta?), mas de maneira geral, estou satisfeito. Só acho sacanagem a nokia abandonar um sistema que é o core de um aparelho que já custou 2.399,00...

Gostei muito do N8, mas confesso que não sei se mudo pro N8 ou arrisco um Android...

Douglas Martins disse...

Olha, acho q o 5530 do post tá com muito erro, pois tenho atualmente uns 80 aplicativos instalados no meu 5800, faço uso constante desse ótimo aparelho, fiz o hack da Câmera e agora ele filma em 640x480@30fps-4000kbps e o som em AAC em 256kbps, e uso demais o GPS dele q por sinal é melhor doq o GPS do carro, mas estou super satisfeito com ele.. Twitto pelo Gravity nele, uso demais os mapas do Google Maps para rotas rurais, converso no Skype, messenger.. Sei lá, prefiro carregar ele q é pequeno doq meu Notebook q fica direto no carro.

Estou super satisfeito com o meu 5800, não imaginei que ele era um aparelho tão bom, estou com ele a 14 meses, e não encontrei grandes bugs nele.

Vou ficar mais um pouco com ele, pois muitos dos aplicativos do Symbian^3 estão rodando aqui, e vou continuar assim mesmo.

Anônimo disse...

comprei um c5-03 e ate q estou satisfeito com ele: nota 7,5

Anônimo disse...

Infelizmente acho que todos sistemas tem alguns bugs, tenho Symbian e Android, e os dois sistemas apresentam bug. Agora quero testar o iOS, Windos Mobile e BlackBarry.

Anônimo disse...

Tenho um nokia C6-00 e posso resumí-lo em uma palavra LIXO

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews