11 de fev de 2011

Symbian e Meego continuarão vivos! Ecossistema funcional?


Após o anúncio entre as duas grandes empresas, a que já foi líder absoluta na parte dos smartphones e a que já foi líder absoluta em muitos quesitos na tecnologia (Ambas perdendo espaço para Apple e Google), muitos se perguntaram, mas o que vai acontecer com o Symbian e com o Meego?

A Microsoft vai doar suas ferramentas para a Nokia (Visual Studio 2010, Expression, Silverlight e Framework XNA), os esforços realizados com o Qt serão continuados tanto com Symbian, como com Meego.

A franquia Symbian continuará atuando, tanto que a Nokia pretende vender mais 150 milhões de aparelhos com o sistema, Meego em colaboração com a Intel, virá no final deste ano e será Open Source. Windows Phone 7 será a solução principal de smartphones da Finlandesa.

Neste momento de mudanças, não adianta deixar opiniões negativas, mudanças tinham que ocorrer, drásticas ou não, é um momento decisivo para ver se a Nokia vai manter seus usuários atuais satisfeitos e não apenas os futuros, além de não pensar somente no mercado norte-americano.

[Via]

4 comentários:

Oliveira disse...

tomara que não acabem os trabalhos com o symbian... agora q eu tenho celular decente ele não pode simplesmente ficar ultrapassado de uma hora para a outra

Joao disse...

O que eu li (óbvio, ainda é cedíssimo para especulações), é que o Symbian vai deixar de existir, aos poucos.
Está fadado a morrer, entrar para a história apenas.

Porém a Nokia não falaria isso abertamente, vai querer perder as vendas logo agora que lançou um modelo novo com Symbian 3? Não né...?

Falam então que o sistema vai continuar, e ser secundário, o primário será o Windows a partir de 2012.

Sinceramente: Não compraria um fone com Symbian nesse momento, a não ser que a Nokia avise que o fone terá capacidade de mudar a plataforma.

Como eu disse em outro tópico seu, tenho um N8 há uns 3 meses, é um ótimo aparelho mas tem programas no mercado que estão no IOS e Android e não tem no Symbian, então deixa um pouco a desejar.
O que me prendeu nele (e não vendi até agora) é o excelente hardware dele, a câmera é sensacional (e eu adoro fotografar, então é o que preciso mesmo)e outras coisas mais que o aparelho é muito bom.

Essa decisão da união com a Microsoft, vai render, na minha opinião, excelentes aparelhos em 2012. Creio que teremos aparelhos que jamais imaginávamos ter, é esperar para ver.

Outra coisa importante, é a escolha da microsoft ao lugar de escolher um android. É uma jogada enorme de marketing, e olhar o futuro.

Android está na crista da onda, é o momento, mas pense por outro lado: é uma plataforma que "quase" todas fabricantes estão usando, ou seja, satura o mercado e acaba fazendo com que briguem entre si e o preço vai lá pra baixo. Sem contar que desenvolver aplicativos para android deve ser fácil, mas ruim no quesito "aplicabilidade", ou seja, tem vários aparelhos com o sistema mas telas diferentes, botões diferentes, o hardware é diferente. Então na hora do desenvolvimento, quase sempre os aplicativos são compatíveis com uns aparelhos (android) e outros não.

Exemplo disso são jogos, uma infinidade é compatível com determinados aparelhos e com outros não. O próprio sistema a toda atualização, deixa para trás alguns aparelhos.

E a Nokia ao usar o windows, fará o que a Apple já faz com seu iphone: exclusividade de aparelho / sistema.

O desenvolvedor poderá criar um aplicativo apenas, sabendo que todos aparelhos da Nokia são compatíveis, assim como é com o iphone.

Creio que foi a melhor escolha da Nokia, e será meu aparelho em 2012...com câmera potente, player de música e filmes bom, e preço...

dsad disse...

a nokia ja demostrou as sua incapacidade de desestrutura administrativa, infelizmente é a morte para o symbian, mestre kira mesmo o symbian morrendo espero que continue postando e fazendo o bom ptrabalho que faz aqui no blog (fabiano)

Anônimo disse...

HOJE Symbian>WP7

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews