21 de jul de 2011

Ainda vale a pena comprar um Symbian 5th Edition?


No mercado brasileiro sem dúvidas o Symbian 5th Edition marcou uma boa presença, com aparelhos como os Nokia 5530 XpressMusic, 5800 XpressMusic, N97 Mini, 5230 e 5233, que você sem dúvidas já deve ter visto na mão de algum dos seus amigos, ou até, da sua.

Hoje ainda é notável a presença desses aparelhos, tanto que na Loja Online da Nokia, existe à venda os Nokia N97 Mini, Nokia C6-00, Nokia C5-03, Nokia C5-03 DTV, 5230 e 5233, com preços que variam entre R$ 299,00 até R$ 899,00 – A diferença já foi maior no passado, com modelos beirando os R$ 1.499,00 – preço de lançamento do Nokia N8.

Muitas pessoas constantemente passam no blog, perguntando sobre aplicações e jogos que claramente é dito funcionar apenas em Symbian^3, pois podem ainda não conhecer as variações do Symbian, outros ficam frustrados com a ausência do aplicativo ou jogo para está versão, o 5th Edition, Symbian^1, Symbian 9.4 – dentre outras formas, como é chamado.


Por que os aplicativos não são compatíveis? A resposta é hardware, o Symbian OS 5th Edition no geral é equipado com 128 MB RAM e um processador ARM 11 de 434 MHz (Do qual o C5-03 é a exceção, com um clock de 600 MHz), muito limitado para a performance exigente dos aplicativos, o Symbian^3 utiliza um processador ARM 11 de 680 MHz e GPU Broadcom BCM2727, além de 256 MB RAM, no caso dos aparelhos iniciais, tal como o Nokia N8, Nokia C7, Nokia E7 e Nokia C6-01.

Outra questão a ser analisada é o suporte aos aplicativos, com um sistema operacional mais novo, a tendência das desenvolvedoras é esquecer os smartphones com Symbian 5th Edition e anteriores, até porque, grande parte da população não fica com um smartphone por mais de um ou dois anos. Um exemplo de aplicação que teve o suporte de atualizações "parado" é o Nokia Maps, que não terá a versão 3.08 para aparelhos deste porte.

As telas resistivas dos aparelhos é outro problema enfrentado pelo usuário, muito utilizada no início das telas de toque, agora é considerada por muitos um problema – a exceção do Nokia X6 – por possuir uma resposta mais lenta, exige calibração e não tem suporte ao multitouch.

Os pontos positivos dos aparelhos é claramente trazer ao usuário um smartphone de baixo-custo, com uma variedade boa de aplicativos (citando alguns, Gravity, Molome, Polarbit Games, Emuladores do Summeli, Nimbuzz, Opera Mobile, Swype, Joikuspot) e também utilitários, como, 3G, Wi-fi, A-GPS, câmera com lentes Carl Zeiss, teclado QWERTY, até utilizá-lo como TV Digital, através de um acessório, entre outros recursos úteis, dependendo do aparelho.

Sabe-se que os aparelhos Symbian 5th Edition já estão saindo de linha, tanto é que desde Outubro do ano passado (2010) não temos um anuncio de um aparelho com este Sistema Operacional. A recomendação é aos futuros usuários, procurar um smartphone com Symbian^3 para não enfrentar problemas com aplicativos, que é o principal quesito na utilização de um smartphone, hoje em dia, diferente do passado, onde uma câmera melhor, mais memória expansível, ou características únicas, eram o suficiente para agradar o consumidor.

19 comentários:

Gatimax disse...

ou esperar o Nokia Sea Ray rsrsrsrs, eu mesmo só estou esperando lançar

Julli R. disse...

Bom post. Mas pretendo comprar um 5233 no próximo mês na loja da Nokia. Estudei bastante o hardware e o software dele, e ele me parece suficiente pro que pretendo (jogos interessantes, acelerômetro, multitarefa, apps). Visto que não posso gastar muito, é uma boa ideia comprá-lo?

Stark disse...

@Julli R., por isso deixei o post para o leitor decidir, o Nokia 5233 é um bom aparelho e tem um ótimo custo-benefício, mas lembre-se que você não poderá pedir muito dele em termo de aplicações, principalmente, recentes, na faixa de preço dele, sem dúvidas é o melhor.

Lembre-se que multitarefa, acelerômetro são requisitos básicos para qualquer smartphone.

No caso de jogos interessantes não são muitos, mas pode lhe agradar a variedade, tanto em java, como em Symbian. Tanto que existem algumas listas aqui no blog.

Julli R. disse...

Sei que não posso pedir muito, Stark... mas já olhei a fundo aqui mesmo no blog e selecionei uns apps interessantes que servem pra ele. Então acho que não me arrependerei. :) Aliás, o blog é ótimo... acesso todo dia.

Stark disse...

@Julli R., sendo assim, ótimo! :D

E eu notei que você segue o perfil no twitter a algum tempo também, muito obrigado e espero que continue lhe agradando e que as dicas lhe ajudem!

howard disse...

eu queria comprar um celular com s^3, porém os com teclado qwerty apenas tem o nokia e7, então resolvi comprar o nokia c6. tomara que a nokia faça um celular symbian 3 com qwerty de baixo custo. (tipo um nokia c6 01 com qwerty).

André Luiz disse...

Legal o post, só gostaria de reportar um erro: o X6 não precisa de calibração! Embora tenha como gargalo a memória, estou satisfeito até tendo em vista o preço que eu paguei: R$ 339,00 no Ponto Frio. Fica então a dica aos que pretendem comprar 5233, 5230 (eu inclusive cheguei a pensar!) busquem promoções!

André Luiz disse...

Só complementando: a minha única preocupação em uma eventual compra seria a bateria pois com tantos recursos, processadores dual core (quad!), enfim, é tomada todo dia!!! (já cheguei a carregar o X6 até 2 vezes em um único dia pois uso ele também como modem 3G!)

Anônimo disse...

Único desastre é a não atualização do Nokia Maps, e também por não haver padronização dos ícones do Anna.

Thiago disse...

é, em relação aos 5th edition, acho que já era, eu mesmo não vejo a hora de trocar o meu n97 (apesar de muitas coisas boas, em geral foi uma decepção).
gosto da nokia, mas tenho dúvidas no seu futuro...

Stark disse...

@André Luis, se ler o texto todo, verá "a exceção do Nokia X6", ou seja, é uma exceção e não é necessário os métodos, até porque é capacitiva.

Ad@1LtoN disse...

Ainda estou com meu 5800 firme e forte.
Só não recomendo ele por causa da pouca memoria interna, inerente a todos os s60v5 tirando o X6.

Ainda vou pegar um S^3, mas só quando os preços baixarem, pq ainda estão caros demais, IMNSHO.
E digo com toda a certeza, uso os recursos e apps dele muito melhor que muita gente com Android por aí. Só pesquisar e aprender a usar.

Oliveira disse...

meu 5233 tem q durar uns 3 anos ainda huauhahu

Douglas Martins disse...

Acreditem se quizer, meu Nokia 5800 ainda é o mais top da minha sala de cursinho. O povo baba por ele, pelo Gps, e a capacidade de abrir sites do pc.
Só uma coisa, depois que instala o Qt, roda Normalmemte os programas do Symbian^3 e vi num forum que logo vai sair o Nokia Maps 3.08 para o 5800. Os s60v5 só fica ultrapassados na mão de quem nao sabe usar.

Reginaldo Paiva disse...

Caro Stark...ótimo Artigo,parabéns!!!
O que realmente lamento é a limitação de hardware dos aparelhos 5th,mais como nosso amigo Douglas falou"Os s60v5 só fica ultrapassados na mão de quem nao sabe usar"

Existem muitos aplicativos alternativos para a plataforma...

Abraços,

Anônimo disse...

Acabei de comprar um Nokia 5233 e estou satisfeito. E sim existem muitos jogos interessantes em java (não ligo para gráficos 3D e sim para diversão)Para mim que tinha um orçamento apertado ele esta de ótimo tamanho

vinícius dutra disse...

Em maio comprei um 5233 por 299 , na época ainda não se tinha o Galaxy 5 e até o C5 a preços beirando 500 reais no max. no geral é um bom aparelho , como falaram tem que saber usar , instalei varios apps e inclusive hackiei ele para aproveitar melhor o aparelho , só peca por não ter wifi

Diego disse...

Symbian é passado, isso é fato! Quem já usou um Android percebe nitidamente a diferença e a evolução de tal sistema comparado ao longevo e ultrapassado Symbian. Meu sonho de consumo, atualmente, é um Galaxy S2 *-*
Respondendo ao post, vale a pena comprar se você conseguir um preço MUITO bom. O que é meu caso, comprei um C5-03 na Magazine Luiza por R$ 249,00.

Anônimo disse...

Tenho um c5 y não me arrependo, tem gps,wifi,tv,câmera digital e até consegui por teclado swype! vou comprar um Tablet com andróid 2.3 mas o meu já e perfeito.foi 500

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews