13 de jul de 2011

Guia de Design Symbian mostra a interface do Symbian Belle


As atenções estão voltadas ao Symbian Anna, ainda que o mesmo chegará até o final deste mês e já existe rumores do mesmo estar em aparelhos australianos, graças ao vídeo "Introduzindo o Symbian Anna", mas e o Symbian Belle? O Developer Nokia publicou uma série de imagens explicativas em relação ao próximo passo do Symbian, para orientar os desenvolvedores, confira as novidades:


Barra de status - Reduzida, diferente do que viamos antes, ela será até quatro vezes menor, agrupando status de bateria, sinal, relógio e outros itens em uma linha só, como faz outros sistemas operacionais, mudando totalmente do que vinhamos acostumados durante anos, desde os antigos aparelhos com Symbian.


Barra de guias - Diferente da anterior, tem o design diferenciando, combinando com a solução de espaço e com as outras ferramentas.


Barra de Ferramentas - Essa sem dúvida é uma das mudanças mais interessantes, aquele agrupamento de funções em uma pequena barra com ícones, agrupando quatro itens, como identificado na imagem, voltar e o menu de opções nas laterais e as opções de compartilhamento e busca ao meio.



Além disso pode ser utilizados de dois a quatro itens entre as aplicações, como demonstra as imagens acima, isso deve ajudar e muito nas aplicações nativas e de terceiros.


Notificações de usuário - Existem dois tipos de diálogos, aqueles que requerem ação do usuário e os que não requerem. Ambos podem vir com sons e vibrações, geralmente são utilizadas para eventos importantes e outras tarefas, tais como alarme, chamadas perdidas, entre outros.


Painel de status - Essa chamou muito a atenção, por quê? É semelhante e muito com o que vi no Android, uma barra de indicadores, notificações e status. Nela podemos conferir chamadas perdidas, novas mensagens, atividades, músicas tocando, downloads concluídos e o melhor, ativação do Wi-fi, Bluetooth e troca de perfis com um toque.


Navegação - Na imagem acima podemos visualizar as informações em nível de hierarquia, tocando em voltar, você volta exatamente onde estava anteriormente. Também pode-se projetar aplicações que utilizem as transições de animação, por exemplo, uma imagem pode ser invertida para mostrar seus metadados, tais como data de captura, tamanho, formato, localização geográfica e assim por diante.


Listas

Listas - As listas são comuns em dispositivos Symbian, porém receberão também o upgrade, com o uso do cabeçalho descrevendo a tarefa e melhor interação de etiquetas e ícones, como mostra a imagem para visualização de fácil acesso.


Backstepping - O comando voltar como citado acima estará presente em diversas aplicações e tem como objetivo o término na tela inicial.


Rotação - Diferente do que viamos nas edições anteriores do Symbian, agora o Belle dará apoio a até três rotações, duas em modo paisagem. São elas em retrato e em paisagem direita e esquerda.


Gráfico de distração - Ao realizar operações, queremos rapidamente executá-las e as vezes isso não torna possível, tendo um péssimo feedback em relação a operação, com os gráficos de distração, que são nada mais que imagens ou animações, seu tempo de espera é menor, pelo menos psicologicamente.



Tumblers - Mais um novo item disponível no Belle, permite que o usuário selecione um valor ou um conjunto de valores em uma rolagem, até por isso quando traduzido, leia-se "copos". Será utilizado para definir horários e datas.


Homescreen e Menu - Parece que além do visual, as cores padrões do Symbian Belle estarao presentes até aos ícones, já a homescreen não receberá um grande upgrade, detalhes foram citados apenas em "Arranging items", sendo assim não podemos ter certeza sobre como fica a parte sobre os Widgets.


Confira cada detalhe do guia no Developer Nokia: http://www.developer.nokia.com/Resources/Library/Symbian_Design_Guidelines/index.html

Na minha opinião esses será o próximo passo para deixar o Symbian completo nas suas devidas proporções, digo, hardware. O que achou da interface do Belle que deve chegar ainda esse ano?

8 comentários:

Anônimo disse...

Isso ai, tomara que as modificações não fiquem so nas interfaces e em alguns programas.
Tomara que haja um melhoramento no Sistema em si.
Tomara que na versão Belle haja um melhoramento na gestão de energia do aparelho.
Seria interessante se o desbloqueio fosse que nem no N9

geek&nerd disse...

Espero que venha para o n8, alguém sabe se vai vim para o n8?

Anônimo disse...

Alguem sabe quando chegara ao Nokia C7 ?

Stark disse...

Sim, virá tanto para o N8, como para C7, E7 e C6-01.

Anônimo disse...

Alguma data ?
Deve sair la pra novembro/dezembro ne ?

Denilson Rocha disse...

Esta sim será uma atualização relevante e, por conta de espera-la é que não me desfaço do meu N8 (ainda). Quanto à senhorita Anna, bem que poderíamos pular esta etapa e ir direto ao que interessa.

Anônimo disse...

Bom tomara que as mudanças não fiquem só na interface.
Tomara que traga novidades.

kal-el disse...

se pro anna ja foi essa aflição, imagina até sair o belle.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews