25 de mar de 2012

Comparativo: Nokia N8 vs. Nokia Lumia 800: A evolução do software, a decadência de recursos?


Algumas pessoas nas diversas redes sociais perguntam frequentemente "Quais as diferenças entre o Nokia Lumia 800 e o Nokia N8?", resolvi através deste comparativo, responder essa dúvida.

O Lumia 800 veio junto ao Lumia 710 para alavancar as vendas dos dispositivos Nokia com o novo sistema Windows Phone — apesar dos preços altos praticados — e poder enfim entrar na briga com o Android e Apple — possui 16 GB de memória interna, câmera de 8 MP com lentes Carl Zeiss, tela de 3.7 polegadas — e, por fim Wi-Fi, 3G e uma ótima integração com redes sociais por R$ 1.699,00.

Hardware

O Nokia N8 não é bem um aparelho recente no mercado, porém as pessoas tem receio de trocá-lo, por ser um dos poucos aparelhos a reunir tantos recursos em um só.

Ambos são aparelhos muito agradáveis de se utilizar, possuem um bom acabamento e são sem dúvidas, os melhores aparelhos da finlandesa lançados em suas respectivas épocas. O Nokia N8 é um pouco menor, possui 113.5 mm de altura contra os 116.5 mm do Lumia 800, porém não é tão fino, devido a sua poderosa câmera, 12.9 mm contra 12.1 mm do Lumia. É também mais leve, tem 135 gramas contra os 142 do Lumia.

Quanto a tela é muito mais empolgante utilizar a tela de 3,7 polegadas com resolução de 480 por 800 pixels, do que a tradicional 360 por 640 pixels do Symbian Belle, de 3,5 polegadas do N8, ambas são AMOLED capacitivas, porém a tela de vidro curvado do Lumia 800 traz um charme a mais ao aparelho e não suja tanto quanto a do N8, com marcas de digitais. Esqueci do ClearBlack na tela do Lumia 800? Este recurso proporciona uma boa visibilidade da tela, quando por exemplo, você estiver utilizando o aparelho na rua, sob sol forte.

O Nokia Lumia 800 possui poucas entradas, apenas três, uma para os fones de ouvido com entrada padrão de 3.5 mm e outra, escondida para o carregador/microUSB e o microSIM, além de quatro botões físicos (Câmera, desligar/bloquear, aumentar/diminuir volume), já o Nokia N8 possui seis botões (desbloquear tela, desligar/ligar aparelho, aumentar/diminuir volume, menu e câmera) e diversas entradas (MicroSD, SIM Card, fones de ouvido padrão de 3.5 mm, HDMI, microUSB/On-the-Go/Carregador), o que faz do Lumia 800 um aparelho mais "limpo" visualmente.

Bateria
Depende muito do modo como utiliza os aparelhos, o Nokia N8 possui uma bateria Li-Ion 1200 mAh contra a Li-Ion 1450 mAh do Nokia Lumia 800, porém, o Lumia tem uma tela maior e desempenho superior (512 MB RAM e 1.4 GHz contra 256 MB RAM e 680 MHz), na minha utilização até o momento, o Nokia N8 foi um pouco superior, utilizando os recursos dia-a-dia, durou na média um dia e meio à dois dias com a economia de energia ativada, já o Lumia 800 dura um dia com a integração com redes sociais, e-mail e Wi-fi ativados enquanto existe o uso do aparelho e uma rápida navegação no browser, ou seja, tudo depende do uso, não ativei a economia de energia no Lumia ainda, não achei necessário e na próxima atualização, promete aumentar ainda mais a vida da bateria, vamos aguardar.

Câmeras



O Nokia N8 certamente é superior e ainda não encontrei um aparelho que fotografe tão bem, quanto ele, que possui uma câmera de 12 MP, lentes Carl Zeiss, autofocus, flash Xenon, sensor 1/1.83", detecção de rosto, geo-tagging e com gravação de vídeos em HD (720p, 30fps) contra a do Nokia Lumia 800 de 8 MP, lentes Carl Ziess, autofocus, flash dual-LED, geo-tagging e gravação de vídeos em HD (720p, 30fps), por fim, especificações não são nada e só utilizando você vê o verdadeiro potêncial da câmera, no caso do N8, vê-se claramente as cores mais vivas, uma câmera como esse, veremos apenas no próximo lançamento da Nokia, o 808 PureView.


Um porém, você quer tirar fotos e fazer filmagens e enviar ao Facebook ou ao Skydrive, no Lumia 800 possui integração nativa, de modo que você faça isso logo após tirar as fotos, além disso, pode-se visualizar todas as fotos sem sair da câmera e continuar fotografando (assim como vídeos).

O N8 possui, porém outro recurso que, estranhamente a Nokia não adicionou no Lumia 800, uma câmera secundária para vídeo-chamada.

Software
O N8 possui o sistema operacional Symbian, desenvolvido pela Nokia à anos, apenas o aperfeiçoando ao longo do tempo, já o Lumia 800 possui o Windows Phone 7.5 Mango, diferente do que alguns pensam, é totalmente novo e não é uma continuação do extinto e também chato de utilizar, o Windows Mobile.

A sensação de lentidão provocada pelo Symbian é de fato, alvo de críticas de muitos e dito como rápido por poucos, muitas vezes você encontra uns engasgos para carregar páginas no navegador, carregar um aplicativo ou até mudar de tarefa através do gerenciador de tarefas, já no Windows Phone isso não ocorre, você não tem problemas e o sistema é mais fluído e a multitarefa é instantânea, apesar de que, diferente do Symbian, é limitada por no máximo cinco ou seis aplicativos (até mais, porém escondidos como no Android), porém você tem aquela sensação imediata de que está tudo indo rápido demais, no N8 isso não ocorre, você pode abrir quantos aplicativos quiser, enquanto a memória do aparelho aguentar, porém com poucos aplicativos considerados "pesados", já ocorre uma lentidão.



Já na personalização, muitos dizem que o Symbian se sai melhor, pois possui até seis telas e suporte a widgets, além de milhares de temas, no Windows Phone isso é diferente, você tem uma tela e pode adicionar os tiles (aqueles quadrados), em compensação, alguns aplicativos fazem com que eles tenham notificações, semelhante a widgets e você pode organizá-los como quiser, quanto a temas, só existe os nativos, ou seja, fundo claro ou escuro e onze cores de tiles, sendo assim vinte e duas combinações. Ringtones podem ser personalizados para até 40 segundos no Windows Phone e apenas no formato MP3, no Symbian você coloca a música que quiser.

No Windows Phone, para sair de um aplicativo, basta tocar no primeiro botão (<-), muitas vezes, ele apenas minimiza (como no caso do navegador), no Symbian temos opção no próprio aplicativo e você pode realizar o fechamento através da multitarefa.



Algo que pode ser um incômodo para alguns é a tela do Lumia 800 que em determinadas ocasiões (Tela inicial, Marketplace) só funcionam em modo paisagem, sendo assim, não podemos utilizar o aparelho sempre em landscap, nada que atrapalhe, no N8 não temos esse problema na primeira tela, por exemplo.

Os ícones do Windows Phone seguem um padrão no geral, diferente do Symbian (mesmo com a tentativa da Nokia, no lançamento do Symbian Anna). A interface também é organizada e no estilo metro, já o Symbian não criou um padrão para os seus aplicativos e cada desenvolvedor, faz como quer.

Aplicativos
Apesar do Windows Phone ser um sistema novo, tem muito mais aplicativos interessantes do que o Symbian, no próprio Lumia 800 por exemplo, no próprio sistema já conta com aplicativos como: App Highlights, Configuração de Rede, ESPN, Nokia Mapas, Marketplace, Nokia Dirigir, Nokia Música, Office, Skydrive, Transferir contatos e Tuneln Radio. O Nokia N8 possui a Nokia Store (antiga Ovi Store) com mais de 100.000 aplicativos contra 70.000 da Windows Marketplace do Lumia 800, mesmo assim, achei os aplicativos disponíveis para o 800, muito mais interessantes e convenientes, a loja não parece morta, sempre tem novidades, destaques da semana e uma categoria só para aplicativos em promoção. Até porque, a plataforma está se desenvolvendo em alta velocidade, já a Nokia Store e o Symbian terão suporte até 2016 o que parece desinteressar desenvolvedores.

A loja da Microsoft possui belos fundos e informa sempre se há atualizações diretamente da tela inicial do aparelho com um número de atualizações disponíveis. Outro ponto interessante é que o aparelho não existe aplicativos que lhe impedem de fazer outra coisa enquanto instalam, como ocorre com o Symbian e a desinstalação ocorre também escondida, sem afetar também o desempenho (No N8 iria instalar um aplicativo e jogar algum jogo, era impossível, lentidão em exceço).

Baixar aplicativos na Nokia Store também é um problema, não podemos testar TUDO, no Lumia 800, diretamente do aplicativo pago, podemos baixar uma versão experimental, no Symbian é desorganizado e temos dois aplicativos para indicar um Demo e um Completo e poucos aplicativos fornecem um demo.

Outro ponto a destacar é que você não achará uma porção de aplicativos no momento, pois aqui no Brasil a Marketplace está se adaptando as leis, coisa que a Apple se recusou, que é colocar uma classificação etária para seus aplicativos e jogos, por isso muitos jogos, inclusive os da Eletronic Arts e Gameloft, ainda não encontram-se disponíveis.

Integração com Redes Sociais


Um dos melhores recursos do Lumia 800, pode ser o pior inimigo do N8, no Windows Phone, basta logar em sua conta, por exemplo, hotmail.com, para carregar seus contatos, mensageiro online para chat, Xbox Live, email e a marketplace, claro que você pode sincronizar outros serviços, entre eles Windows Live, Outlook, Nokia Mail, Yahoo! Mail, Google, Facebook, Twitter, Linkedln e outras contas.

No N8 temos sincronização de email a parte e pouca integração com as redes sociais, a não ser que baixe aplicativos de terceiros que na maioria das vezes, exigem diversas atualizações para adicionar recursos úteis.

Nokia Mapas

O GPS do Nokia N8 é semelhante ao do Lumia, porém ele sincroniza de forma mais rápida e eficaz a rua onde está, através do Nokia Dirigir, já o Lumia 800, fazendo o mesmo, offline, pode não encontrar o caminho correto na primeira tentativa, apesar de que no uso diário, não me atrapalhou em nada e ocorreu apenas uma vez, a não ser que você disponha de uma conexão (exigiria acesso a internet, ou seja, um plano de dados), terá um GPS ainda mais rápido.

Música e Vídeo

O Lumia 800 possui um aplicativo especialmente para integrar tudo relacionado a músicas, sejam eles aplicativos, músicas, vídeos, podcasts e rádios, porém é totalmente dependente do Zune para transferir arquivos e suporta apenas o formato de vídeo convertido pelo próprio software de computador necessário, Zune.

Esses problemas não acontecem com o N8, você pode usar o Nokia Suite, porém é muito mais fácil, apenas passar os arquivos através do armazenamento de dados, o player de aúdio é bem agradável, porém o aparelho não tem um aplicativo que integra todos os serviços em um só. O Symbian também é capaz de reproduzir vídeos com legendas e diversos formatos como .avi e .mkv.

Navegador


Aí está um ponto que não é um trunfo do Nokia N8 e mesmo com as diversas atualizações, ainda não tem uma navegação satisfatória, tem muitos "travamentos" na hora do pinch-zoom e demora mais para carregar páginas do que os concorrentes. Já no Lumia 800 a navegação é fluída, abre páginas de forma rápida e é praticamente semelhante ao de uma página aberta no PC, te oferece o Bing como opção de buscador, além de sugestão de busca enquanto digita e adições do .com e @ na escrita, o único porém é abrir apenas até 6 guias, mesmo assim não é um problema, ao menos na minha opinião, você utiliza mais de seis abas no uso diário do seu smartphone?

Em teste de HTML5, o Lumia 800 obteve 141 pontos com Windows Phone 7.5 e o Nokia N8 com Symbian Belle obteve 157 pontos, apesar de preferir navegar no Lumia 800.

Recursos extras
Se tem uma coisa que os usuários do Nokia N8 pesam contra a troca para o Lumia 800 são esses recursos, para muitos não fazem falta, mas para usuários do N8, sim. São eles o USB On-the-Go, capaz de ler mídias removíveis no próprio aparelho (e até teclados, mouses USB), a saída HDMI para visualizar vídeos e fotos diretamente em sua televisão, FM Transmitter utilizar o aparelho como um transmissor de frequência FM (por exemplo, escutar músicas do seu aparelho, no rádio do seu carro) e o slot para microSD de até 32 GB, podendo ter 48 GB internos, no Lumia 800 você tem 16 GB e não é expandível.

Bem, para o lado do Lumia 800, o que temos? Talvez a vinda do NFC com atualização, ainda não confirmado.

Conclusão


O Nokia N8 tem um ano e meio e encontra-se de forma oficial por R$ 899,00. Já o Nokia Lumia 800 encontra-se por R$ 1.699,00 — apesar de achar por R$ 200 à menos, ainda assim, salgado — coincidentemente, o preço à menos é o mesmo do N8 no lançamento, ou seja, é mais caro. Para quem prefere conhecer um novo sistema operacional rápido e que fluí perfeitamente, com integração com redes sociais e com serviços da Microsoft (Office, Skydrive, Xbox Live) e diversos novos aplicativos e jogos, com um sistema com um amplo futuro, vá de Lumia 800. Para quem ama fotografia, pede por um ótimo GPS, recursos multimídia extras (USB OTG, HDMI Out, FM Transmitter, Slot MicroSD) e um sistema defasado e um pouco lento em relação aos concorrentes, pode continuar ou ir de Nokia N8.

Vale justificar que o Nokia N8 não é um rival do Nokia Lumia 800, ambos seguem caminhos diferentes, está não é a intenção da Nokia e o que tudo indica está para sair de linha em breve, o comparativo refere-se apenas a usuários ou futuros pretendentes do Nokia N8, indicando os pontos positivos e negativos do seu "sucessor".

47 comentários:

Manoel Filmagens disse...

Parabéns! Ótimo artigo! Muito Detalhado!

Stark disse...

@Manoel, muito obrigado, espero que tenha tirado dúvidas de muitos! Abraço!

Cyberdri Adriano disse...

Bem explicado, maneiro!

Aristóteles Silva disse...

Ficou realmente show de bola! Muito bem detalhado e explicativo. Aqui o leitor não encontrará dúvidas. Parabéns.

Rafa disse...

Olá, achei otima sua comparação e seu trabalho, atualmente possuo um Nokia N8 e conheço muito bem seus defeitos, e a unica coisa que me encomoda nele é o navegador padrão que é lento, mas isso se resolve instalando o Opera Mobile por exemplo, o N8 é um aparelho com um tempo de vida já sim, concordo, mas não diria que ele possui "um sistema defasado e lento", ainda mais com as atualizações chegam e estão por vir.
Belo seu trabalho, mas achei tendencioso para o Lumia 800 que realmente é um excelente aparelho mas totalmente diferente do N8, e para o N8 ficar mais rapido, basta deixar o aplicativo em segundo plano que nem está no Lumia 800, mas isso consumirá mais bateria... Boa Noite

ManuMacro disse...

Obs: Entrada de fone de ouvido, na verdade, é saída.

Stark disse...

@ManuMacro, "Entrada" está correto também.

Stark disse...

@Rafa, muito obrigado, quando me referi como "defasado e lento", infelizmente é verdade, dito isso comparado aos smartphones com iOS, Android Top de linha e Windows Phone, experimente utilizar um Windows Phone e verifique a velocidade em relação ao Nokia N8, é totalmente diferente.

E fui o mais imparcial possível, tanto que falei do GPS, Câmera, Música e vídeo e extras, que foram claramente à favor do N8.

Testando disse...

Mestre Kira
Vc ganho o Lumia 800 da Nokia mesmo ou comprou?

Stark disse...

@Testando, comprado.

Rafa disse...

@Stark Entendo sua imparcialidade,já estive com os sistemas android-Ios-Symbian-
destes 3 o unico que mais achei completo foi realmente o N8, por isso lhe fiZ o comentario, Futuramente quando o Nokia 808 PureView chegar ao mercado, eu diria que ele substituirá o N8 e fara concorrencia(quanto a velocidade e desempenho) como aparelhos como o Lumia 800(que possui um processador muiiito potente em comparação ao NOkia N8 que é apenas 680MHz.
Não sei como está o windows phone, mas o windows mobile era HORRIVEL..
Agradeço sua atenção e admiro muito seu trabalho,entenda, não estou criticando, estou comentando, não me leve a mal, por favor =)
Obs.:realmente o windows phone parece melhor no quesito desempenho do que o n8, mas ja estive com tops como o MOTOROLA ATRIX e MILESTONE e meu N8 deu uma surra neles em velocidade(exceto no navegador =[).. *Detalhe* o motorola atrix é um aparelho dual-core (se nao me engano) e mesmo assim o N8 se portou com dignidade, e eu não me desfaria dele entitulando-o como defasado e lento, no YouTube tem videos de comparação do N8 e muitos deles mostram a superioridade do "defasado" aparelho.

Rafa disse...

O Symbian Tem muiito o que melhorar, e eu diria que melhor ele será quando for substituido, o N8 é um aparelho com HARDWARE bom, mas o SOFWTARE peca e deixa a desejar, espero que isso mude e quando o 808 Pureview chegar, já chegue com este problema sanado, pois não adianta ter um hardware potente e de dar inveja e um software mal feito e que deixa a desejar..
Vou esperar o lançamento de um Lumia com camera frontal tambem, e mais completo, vi um Lumia 1000, se este aparelho realmente fosse materializado, ai sim eu entraria com os dois pés no windows phone!
Boa Noite e mais uma vez parabens pelo trabalho, é de grande utilidade!

Ad@1LtoN disse...

Parabens MESMO pelo texto.
Exemplos praticos, de quem conhece os aparelhos o suficiente para termos nossa avaliação própria.

Stylebrabus disse...

Show de bola rs

Eroico disse...

Tenho um N8 e um N9, e percebi esta defasagem de sinal de Gps. Acredito que os doi tenham a mesma antena receptora, que deve ser inferior a do N8. Notei O mesmo com o sinal da operadora (mais fraco no N9). Não sei se isso tem algo a ver com o material do chassi, que no N8 é quase todo em alumínio. Parabéns pela ótima matéria.

Pexe disse...

só não sei onde o gps do n8 é bom, ja me deixou na mão varias veses

GuignoOne disse...

OLA AMIGO...PLEASE ...SE PUDERES RESPONDER MINHA PERGUNTA FICARIA MUITO GRATO: QUERIA SABER SE O LUMIA 800 RODA SEM TRAVAR E COM LEGENDA SINCRONIZADA CERTINHA O FORMATO MKV (TIPO NE COMPUTADOR - ARQUIVO + LEGENDA COM O MESMO NOME) O MESMO QUERIA SABER DO N9 (QUE SEI QUE RODA O MKV, MAS COM LEGENDA?) SE PUDEREM FAZER ESSE TESTE PRA ME DAR UMA RESPOSTA PERFEITA...
AGUARDOOOO

Stark disse...

@GuignoOne, não, só roda formatos convertidos pelo software Zune, você manda os arquivos e o software converte para seu aparelho, hardware para reproduzir ele tem, mas software não permite, é como o iPhone.

Gustavo disse...

Há pouco mais de uma semana troquei meu N8 pelo Lumia 800 e depos de muito mexer, configurar, instalar e buscar informaçõwes, cheguei a seguinte conclusão ... FIZ BOBAGEM !!! O Lumia é escravo da Microsoft que inibe recursos para vendê-los como utilitários pagos. O Zune é confuso, vincula tudo ao Windows Live e chega a irritar quando voce precisa simplesmete instalar um simplório gravador de áudio. Não cometam o erro que cometi ...

Oliveira Neto disse...

Estou em duvida se compro o lumia 800 ou galaxy note.

Se poderem comentar pra me ajudar a decidir agradecerei.

Stark disse...

@Oliveira Neto, veja este post: http://touchnokia.blogspot.com.br/2012/04/video-nokia-lumia-900-vs-samsung-galaxy.html

O Lumia 900 é semelhante ao Lumia 800 em SO e Softwares, então, use esse vídeo para ter uma opinião melhor.

Ligia disse...

Olá, amigos, digo o mesmo que o colega Gustavo: troquei o N8 pelo Lumia e me arrependi... a restrição de utilização do Lumia 800 me deixa irritada... eu usava meu N8 direto como modem, hotspot, como storage USB e com o Lumia não dá p fazer nada disso. Sem contar a câmera... a do Lumia é boa, mas nem se compara com a qualidade da do N8. Se alguém se interessar em comprar um Lumia 800, completo, com garantia de fábrica...to vendendo o meu!! contato: ligiadnv@gmail.com

rcmfrio disse...

Primeiro parabéns pelo ótimo texto.
Tenho um N8, comprei um Lumia 800, achei o aparelho muito bom, MAS o Windows Phone é muito restritivo, não permite a liberdade que eu como usuário antigo da Nokia estou acostumado, não podemos por exemplo tirar uma foto e passar por bluetooth para outro celular, aliás nem músicas, nem vídeos, parece até o IOS da Apple. Então acabei comprando o N9, esse sim um aparelho atual e que me da a liberdade que estou acostumado de fazer o que quiser com MEUS arquivos.

Pedagopaulo disse...

Otimo artigo. Tenho o Lumia, mais ainda assim o N8 é o melhor.

Anônimo disse...

Valeu otimo artigo bem esclarecido e muito equilibrado perabéns ...

Tom Serafim disse...

BEM AMIGOS, MINHA OPINIÃO É A SEGUINTE: TENHO UM GALAXY TAB E UM N8, E SENDO BEM DIRETO A VANTAGEM DESSES APARELHOS ANDROID, IOS E WP7 É SIMPLESMENTE O FATO DE SEUS SISTEMAS SEREM MAIS NOVOS, OU SEJA, ESTÃO NA MODA, POIS A VERDADE É QUE COMO A P A R E L H O CELULAR NENHUM DELES OFERECE OU CONSEGUIRIA FAZER O QUE O N8 FAZ FAZ COM O POUCO HARDWARE Q TEM. INFELIZMENTE A NOKIA DEMOROU DEMAIS PRA ATUALIZAR O SYMBIAN PRA MODA DO TOUCH, SE ELA TIVESSE FEITO ISSO A TRêS ANOS O ANDROID PROVAVELMENTE NÃO TERIA DADO TÃO CERTO, MAS EM FIM, NÃO CONHEÇO NENHUM OUTRO APARELHO QUE OFEREÇA OS RECURSOS QUE O N8 TEM (NATIVOS DELE) COM TANTA QUALIDADE, NO "VAMO VER" APOSTO QUE NINGUÉM PENSARIA EM TROCAR O SEU N8 SE ELE TIVESSE UM ANDROID RODANDO LISO NELE COMO É O SYMBIAN, MAS TECNOLOGIA É ISSO AI. HOJE UMA BOA LOJA É TUDO E A NOKIA INFELIZMENTE JÁ ESQUECEU ELE E APESAR DE SER FÃ DA NOKIA ACREDITO Q O WP7 NÃO VAI MUITO LONGE E SE FOR VAI SER SEMPRE NA RABEIRA DA BRIGA.
VEJAM BEM, ESTOU FALANDO DO "APARELHO" NOKIA N8 EM SI, AGORA TIREM AS LOJAS DOS ANDROIDS E DOS IPHONES E DEIXEM SÓ OS APLICATIVOS NATIVOS DELES, JULGUEM SÓ O APARELHO E DE PREFERÊNCIA AS VERSÕES DA ÉPOCA DO LANÇAMENTO DO N8: ...... ALGUMA DÚVIDA DE QUEM É O MELHOR???

Rodrigo disse...

Parabéns pelo post, foi bastante esclarecedor.

Liliane Evangelista disse...

Meu N8 deu PT. Está na assistência técnica e eles me propuseram acordo. Estão me oferecendo o Lumia 800. Sou leiga, mas uso legal meu N8, aliás, cada dia que passa me familiarizo e gosto mais dele. Os problemas eram travamentos, volume... um monte de coisa. Segundo a Nokia, foi um lote com problema. Estou resistente ao acordo porque nunca vi aparelho com funcionalidades como o N8. O artigo ajudou-me a ter certeza que o N8 é um ótimo aparelho. Só que me deixou mais na dúvida, porque ele está ficando obsoleto. Não pelo aparelho sim, mas por causa do fabricante. Alguém tem alguma ideia pra me ajudar? A Nokia diz que o N8 já saiu de linha, que por isso não o tem em estoque. Já fiz substituição de aparelho 6111 pelo 5610 e me arrependi por causa das funcionalidades e facilidades.

Rafs disse...

Não troca Liliane, N8 é top, completo, quero ver um aparelho que chegue perto do N8, inclusive no preço... Espero que nessas constantes atualizações a Nokia disponibilize um navegador melhor, apenas isso, pq de resto não tenho que reclamar.
Não dá pra entender a Nokia, se o Lumia era pra ser o sucessor do N8... FALHARAM, se o N8 tivesse um sistema op e processador melhor, não tivesse aquela parte de trás que "protege" a câmera e uma loja a altura do aparelho, não teria pra ninguém ! xD

Anônimo disse...

como posso aumentar o volume do meu n8, qdo recebo ligaçoes o volume é muito baixo....

Anônimo disse...

Nao troco meu N8 por nenhum desses celulares naaao!

Anônimo disse...

Galera,e como foi dito anteriormente no post nao se deve pensar em melhor ou pior,de uma forma geral quando se compra um aparelho deve se analisar qual deles possui os recursos que melhor me atendera com as funçao que eu preciso,realmente o n8 possui mais funçoes nativas que o lumia 800 entretanto esse nao me atenderia tao bem quanto o lumia,por ex.o gps do n8 e notavelmente melhor que do lumia mas eu nao uso ESSA BOSTA,entao pra mim nao faz diferença qual dos dois tem o gps melhor,no entanto a fluencia do wp7,na manipulaçao de app e a qualidade dos apps desenvolvidos para o mesmo e superior,isso sim me e util,resumindo no meu caso,o lumia seria o ideal,mas isso nao significa que o n8 e inferior,simplesmente os recursos do windows me atende melhor.

parabens pelo blog,sinistro!!!! mandou bem!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Estava pensando em trocar meu N8 que tenho a 1 ano e meio por um Lumia 800. Minha esposa comprou o Lumia 710 e para acessar internet e redes sociais ele é muito rápido. Dá gosto de usar. Mas a única coisa que me preocupava em comprar o Lumia 800 era a questão "Câmera". Imaginei que fosse boa por ter a lente Carl Zeiss, mas depois de ler o post e ver algumas comparações entre as fotos dos dois, já me decidi. Vou continuar de N8 mesmo e esperar um Nokia WP com câmera decente.

Anônimo disse...

e o nokia 701 dtv e uma boa comprar?? em relação aos doi ai citados???

Dan Alves disse...

belo artigo,ainda assim vou manter meu n8 bem perto

Anônimo disse...

Quando fui comprar estava em dúvida entre iPhone, Android, Windows Phone e o N8. O iPhone parecia uma boa pedida devido ao universo de aplicativos que ele possui e pelo preço de 999, o 3gs. O Android foi o primeiro que excluí da lista. Um bom aparelho com Android, Um Galaxy TOP, é quase 2 mil reais, e os mais baratos são uma porcaria. Pensei, não vale o preço 2 mil reais. E não vale mesmo! É muito hype. Custo/benefício não compensa. Daí veio o Windows Phone, me interessei por ser um os novo, mas vi que era muito capado em recursos.

Sobrou iPhone e N8. O N8 paguei 899, mais barato do que o iPhone, com recursos multimídias superiores a qualquer outro aparelho no mercado. É verdade que a Ovi store é limitada quanto à aplicativos, mas fazendo uma boa garimpada dá pra encontrar muita coisa útil e interessante. O navegador padrão é meio lento em alguns sites e o Opera é rápido, mas limitado, em outros sites. O ideal é alternar entre os dois navegadores.

Anônimo disse...

bemm....tem muita gente quer o lumia....
mais se vc quer o lumia so pela aparencia mesmo, baixe apps ou temas!!!eu baixei esse e estou mt satisfeita ;D
app - http://store.ovi.com/content/246407/

Anônimo disse...

obrigado pelas informações!!! vou correndo comprar meu lumia 800.

Anônimo disse...

olha. Gostei do comparativo. Também tenho um N8, vai fazer 2 anos. Apesar de viver brigando com a memória interna para não deixar encher e diminuir o desempenho, de resto, principalmente a câmera, é sensacional. Outro ponto negativo é mesmo o Nokia Store. De 0 a 10, daria 8 ao N8 que so precisava de um sistema mais moderno e um processador mais rápido.

Anônimo disse...

esses lumias... nao prestam.... nokia n8 e o cara e 808 e o melhor?

Anônimo disse...

Boa noite!
Se alguém puder me ajudar agradeço:
Tinha o N8 e adquiri o Lumia 800. No primeiro momento conectei via Bluetooth com meu N8 para passar os contatos. Acontece que além de não sincronizar todos os contatos, não consigo mais conectar Bluetooth com nenhum aparelho!!! Alguém sabe o que posso fazer???

Anônimo disse...

oi Stark, como estou vendo as publicações das pessoas neste site, fiz uma votação e o N8 ganhou de lavada. Meu N8 realmente não existe, é semelhante á uma limozine completa.
me tire uma duvida... tem um cara que postou nesse site: http://www.areanokia.com/2012/06/26-mods-em-1-aumente-velocidade-do-n8.html?showComment=1358759433434#c5186336619006670402
dizendo que tem como fazer com que o N8 fique com 1GHZ, atraves de MODS, isso é verdade? e se for, pode ser que danifique o aparelho? Por favor dê uma olhada neste link acima e me responda em seguida. Obrigado!

Anônimo disse...

Uma merda esse N8. GPS lento, trava várias vezes, pesado...

JOSIEL CHAVES disse...

prefiro o meu nokia n8.

JOSIEL CHAVES disse...

prefiro o meu nokia n8.

JOSIEL CHAVES disse...

prefiro o meu nokia n8.

Anônimo disse...

Éééé... sei que faz tempo que isso foi publicado, mas se alguém ler vai ajudar.
Tenho um N8 e acabo de comprar um Lumia 800.
Não façam isso!!!
Aguardem novos lançamentos, não vale a pena trocar.
O N8 dá de 9 a 6 no Lumia 800
Minha esperança é que com o tempo e as atualizações isso mude.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews