12 de mar de 2012

Nokia Lumia 710 - O seu primeiro Windows Phone


Com a chegada dos Lumia no Brasil, nada mais interessante do que falar um pouco a respeito deste aparelho, que inicialmente será o mais barato aparelho Nokia – com Windows Phone – os aparelhos chegarão um pouco tarde, porém finalmente poderemos testá-los (mais precisamente no dia 24 de março, começa as vendas).

Relativamente o Brasil é um mercado forte e representa a Nokia nessa disputa de sistemas operacionais – decidi falar do Nokia Lumia 710. Acredito que seja a opção que provavelmente teremos o aparelho mais popular da série, por ser em conta e ter um sistema novo. Em uma perspectiva comercial, creio que este seja o aparelho para trazer os maiores lucros da finlandesa.

Afim de ser um aparelho de custo reduzido, algumas coisas foram modificadas, o Nokia Lumia 710 tem memória interna de 8 GB, uma tela LCD ao invés de AMOLED e uma câmera de 5MP. Mesmo assim, manteve os principais requisitos para o funcionamento perfeito do Windows Phone, 1.4 GHz Scorpion e 512 MB de RAM.

Vantagens:
• Quad-band GSM/GPRS/EDGE
• Quad-band 3G (14.4 Mbps para HSDPA e 5.7 Mbps para HSUPA)
• Tela de 3.7", 16 milhões de cores, ClearBlack, LCD, Capacitiva
• Gorilla Glass, uma tela resistente a arranhões
• Sistema Operacional Windows Phone 7.5
• 5 Megapixel, autofocus, dual LED flash, grava vídeos em HD (720p)
• Wi-Fi 802.11 b/g/n
• A-GPS, suporte para navegação offline, suporte de voz para guiá-lo
• Digital Compass
• 8GB de memória interna
• Rádio FM com RDS, conector de fones de ouvido de 3.5mm
• Porta microUSB
• Bluetooth v2.1 com A2DP e EDR

Principais desvantagens:
• Diferente do Lumia 800, possui um display em LCD, a qualidade pode ser questionável
• Depende de um software para transferir arquivos (Zune)
• Não possui câmera secundária
• Sem slot para cartão de memória
• Slot para microSIM, apenas
• Não possui suporte nativo para DivX/XviD, vídeos são convertidos diretamente de um software em seu computador

Vídeo apresentando o aparelho pela Nokia Brasil

Na Caixa do Nokia Lumia 710:


Apenas o que deve vir em todo smartphone, sem surpresas, temos o cabo microUSB, um carregador, fones de ouvido e diversos folhetos. Na minha opinião as diversas capas traseiras coloridas que são mostradas no site deveriam vir com o aparelho, seria uma opção de personalização interessante, mas é apenas um opcional na compra do aparelho, como estamos no Brasil, não espero uma diversidade de cores para nós.

Interface e multitarefa do Windows Phone:


Assim como nos aparelhos com Symbian Belle, você terá uma interface idêntica a dos Lumia 800 e Lumia 900 e até o irmão pobre, Lumia 610. Na tela inicial temos uma grande com "azulejos" azuis, está é a homescreen do aparelho, podemos levar em consideração que cada bloco seja um widget, não? Você pode adicionar praticamente qualquer aplicativo para está tela. No menu você terá todos os seus aplicativos em ordem alfabética.

Para alternar entre aplicativos deve-se segurar a tecla Back (voltar), o sistema de multitarefa é semelhante ao do iOS, aplicativos que não estejam em primeiro plano são suspensos, ou seja, eventualmente quanto mais aplicações estiverem abertas, os antigos serão suspensos, ao menos aplicativos que não influem diretamente com o que está fazendo como rádio online, a multitarefa pode ser desativada para ajudar na carga da bateria.

Câmera e Gravação de vídeo HD:


O Lumia 710, conta com uma câmera de 5MP (resolução máxima 2592x1944), acoplado com um flash LED.

O aplicativo de câmera do Windows Phone conta com uma variedade de utensílios, entre elas, cenas e efeitos, balanço do branco, contraste, saturação, nitidez, ISO, além de um modo mraco dedicado, porém sem detecção de rosto. Já para a gravação de vídeos HD, a abundância de recursos se assemelha as da opção de tirar fotos. Durante a gravação de vídeos, o autofoco contínuo e LED flash podem ser ativados e a qualidade é considerável boa para um aparelho sem lentes Carl Zeiss, onde fotografia não é o seu foco.

A tecla da câmera irá desbloquear o aparelho e abrirá diretamente o aplicativo, útil para aquela foto rápida.

Conectividade:

Certamente ainda é muito limitado, mas creio que isso seja amenizado com atualizações, o Nokia Lumia 710 conta com quad-band GSM/GPRS/EDGE e 3G.

Conectividade local é composta por Wi-Fi b/g/n e Bluetooth 2.1, limitado, não é compatível com a transferência de arquivos, talvez só para o uso de acessórios.

O aparelho funciona como um hotspot Wi-Fi, basta ter um plano de dados e poderá compartilhar sua rede com outros dispositivos.

A sincronização com o computador é feito através do aplicativo para desktop, Zune, já que não existe modo de armazenamento em massa. Também não existe slot para cartão de memória e você fica limitados aos 8 GB.

Aplicativos, mapas, office e a jogatina:


O Nokia Lumia 710 possui diversos aplicativos e jogos interessantes que estão disponíveis – na Market Place – a loja de aplicações do Windows Phone. Porém no próprio aparelho você encontra aplicativos úteis, são eles:

Xbox Live - crie seu avatar, gerencie seus jogos, veja seus resultados e realizações, atualmente existe diversos jogos interessantes ao usuário, como Kinectimals, Angry Birds, Lets Golf 2, Pro Evolution Soccer, Need for Speed, Fruit Ninja, entre muitos na loja.

Bing Maps - é a solução de mapas para o Windows Phone, óbvio que estamos falando de um smartphone Nokia, logo é meio que desnecessário competir com os aplicativos de mapas da finlandesa, porém o aplicativo oferece o suporte básico, como guiá-lo e informar pontos de interesse.
Nokia Maps - Pque você visualize mapas em três modos diferentes (mapa, satélite e transportes públicos), além do modo 3D, porém deve utilizar de uma conexão para utilizar os mapas.
Nokia Drive - Já no Nokia Drive você baixa os mapas para uso offline, dependendo do seu país não deve ocupar tanto espaço (já que neste aparelho, espaço livre é de extrema importância), por isso tenha cuidado com o que for baixar. Crie uma rota e navegue, ele irá indicar apenas uma rota, não dá para escolher entre uma rota curta, por isso verifique a rota antes de seguir o trajeto, com navegação por voz.

Office - Visualização e edição de arquivos torna-o um ponto forte no sistema operacional. A integração com SkyDrive, também é importante e você tem 25 GB livres oferecidos pela Microsoft, porém arquivos individuais são limitados a 100 MB).
Você pode editar documentos no Word e Excel, a edição é simples e fácil de usar, assim como em um PC, já arquivos do PowerPoint são apenas para visualização (você esperava criar arquivos do PowerPoint em seu aparelho, mesmo?). Existem outros serviços disponíveis como o OneNote, SharePoint e Office 365.

No mais você pode encontrar aplicativos na MarketPlace, e quanto aos jogos você encontrará uma lista grande de produtores independentes, diversos portes simples do Xbox 360, alguns da produtora Microsoft e os famosos jogos HD da Gameloft e Eletronic Arts, inclusive a última fechou um contrato com a Nokia, oferecendo 25 jogos para o Windows Phone.

Conclusão:

Diga Olá - Nokia Lumia 710

O Nokia Lumia 710 chega junto a família Lumia para levar o novo sistema operacional da Nokia a todos, ainda é cedo para dizer se ele pode competir de igual para igual com Android e iOS, só o tempo e desenvolvimento poderá nos dizer.

O aparelho custará no Brasil – entre R$ 999,00 e R$ 1.199,00 – preço justo? O aparelho conta com um ótimo hardware e é bem construído, resumindo, você terá um bom aparelho com GPS, Wi-fi, 3G, câmera de 5MP, compatíbilidade com os serviços da Microsoft, uma tela do tamanho padrão para os smartphones atuais com diversos extras.

Chega aqui ainda este mês, no dia 24, leia mais.

Vídeo oficial de apresentação do Nokia Lumia 710:

7 comentários:

Anônimo disse...

Dica: Os "azulejos azuis" são chamados de hubs.
Abraço!

Stark disse...

@Anônimo, sim, estou ciente, decidi chamá-los assim para alguns leitores entender melhor e não precisar ficar explicando o que é Hub! Abraço!

Anônimo disse...

sera que ele ou o lumia 800 tem o melhor custo benefício? eis a questão!

Carol Maia disse...

estou esperando enciosamente o meu chegar *-*

Viva o lado Ola da vida disse...

não tem bluetooth pra passa fotos e musicas.

Anônimo disse...

Não gostei do fato do Bluetooth funcionar só com outro Lumis muito chato

Anônimo disse...

Gente os azulejos azuis não são chamados de Hubs e sim de Live Tiles ou só Tiles..E o Bluetooth não funciona só com outro lumia ele funciona apenas pra sincronizar aparelhos(Fone Bluetooth,Caixinhas de som...) Mas saiu a atualização 7.8 e com ela vem um aplicativo exclusivo da nokia para transferir arquivos e receber(é claro) e muitas outras mudanças..

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews