15 de mar de 2012

Symbian Belle - Primeiras impressões com o Nokia N8

Depois de algum tempo com o meu Nokia N8, resolvi enfim atualizar para o Nokia Belle, sabia da maioria das dificuldades que encontraria apartir disto, por isso fiz este post revelando as minhas primeiras impressões desta atualização e que na minha opinião, poderia ter mantido diversas coisas do Symbian Anna.

Após a atualização de 290 MB, é instalado em seu aparelho o Nokia Belle (para atualizar é necessário o Nokia Suite), logo ao abrir já notamos muitas diferenças, como o caso dos widgets da tela inicial que agora são personalizados, além de claro, o aumento de três telas.

Não sei se foi apenas impressão minha, mas alguns widgets não existem mais e parece não ser possível usar um feed de notícias como widget padrão na tela inicial (talvez exista através de um app).

Já na barra de status, o Symbian passou a utilizar o mesmo naipe do Android, arrastando para baixo se vê as notificações e quatro atalhos importantes que são ativar/desativas o consumo de dados, Wi-Fi, Bluetooth e o perfil Silencioso.

Não precisamos mais utilizar o botão de menu de nosso Nokia N8, já que o atalho já está na tela ao alcance de todos. E a  barra de opções inferior é realmente muito boa, vai totalmente contra o padrão adotado pela Nokia nos últimos anos e estou me acostumando com a ideia.

Já quanto ao Menu foi a minha decepção até o momento, será que é tão difícil manter os menus Música, Web Apps, Jogos, Escritório na tela inicial com os ícones personalizados? Não e isso parece ter seguido a tendência Android que é com o menu com todos os aplicativos instalados, nada agradável, já na criação de pastas, outro problema é não poder mover os ícones arrastando-os e sim utilizando um Menu chato para enviá-los a uma pasta, decadência.

Após a atualização alguns aplicativos não foram instalados (30% na média) e mesmo assim estou com o mesmo espaço livre na memória do qual estava antes com a Anna, terei que formatar o aparelho?

Sei que pareceu uma crítica, mas é apenas a opinião de mais um novo usuário do Nokia Belle, vamos nos acostumar e descobrir novidades, atualizou? Deixe sua opinião nos comentários.

6 comentários:

Pedro Carvalho disse...

É isso aí, agora é só esperar nas próximas atualizações - tanto dos apps quanto da FW - e possível entrada de novos desenvolvedores na Nokia Store, além das parcerias com Gameloft e EA.
Porém, creio eu que os "N8 and Family" sejam meio que deixados de lado, já que não haverá o FP1 para eles. Só nos resta esperar para ver o que acontecerá.

Stark disse...

@Pedro Carvalho, é verdade, espero que ao menos tenha algumas atualizações para o Symbian Belle do N8, o que acredito que sim, já que aparelhos defasados como o 5800 receberam atualizações interessantes, três anos depois ao lado dos outros Symbian 5th Edition.

E é mais um dos meus motivos para pegar o Lumia 800, um Nokia com taxa alta de atualização e apps, pelo menos na teoria.

Anônimo disse...

achei muitas opinioes erradas... mas acontece ne :/

Anônimo disse...

onde disseram que nao havera fp1 para os symbian^3 de primeira geraçao?

Stark disse...

@Anônimo, primeiras impressões, nem sempre são boas, mas confesso que estou gostando apesar de umas limitações.

Anônimo disse...

todo o meu Nokia ficou lento! Preferi voltar para o Anna embora o Belle seja quase uma imitação do android...

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews