21 de abr de 2012

Apresentando o Nokia N9


Olá galera do blog Touch Nokia, aqui quem fala é o Jeison e estou chegando hoje por aqui para falar, sobre Nokia N9. Se você fizer um esforço (ou uma busca mesmo), vai lembrar que já fui mencionado por aqui em outros posts, como o @jcleiton do Twitter ou do blog Eu de Bom Humor. Neste espaço semanal pretendo mostrar a vocês tudo sobre o aparelho, a partir minha experiência com ele. Estando eu apresentado, agora é a vez de apresentar o aparelho.

O Nokia N9 é um aparelho que chama a atenção de quem o vê. Sua tela de 3.9 polegadas, sem botões físicos e o brilhante vidro curvo, proporcionam uma aparência frontal exuberante. Se você o olha bem de frente, tem a impressão que tela é bem maior do que o real. O corpo do N9 também recebeu esse cuidado: fabricado em uma peça única (sem cortes ou encaixes) de policarbonato, tem textura e empunhadura confortável e firme a mão. Sem dúvida ele trouxe uma virada para a Nokia a nível de design (o que pode ser ver na linha Lumia).

(Clique para ampliar)

Internamente, o Nokia N9 carrega um processador de 1Ghz, 1GB de memória RAM e 16GB de armazenamento, subdivididas em 3 partições: 4,2 para aplicativos, 2,1 para os dados dos aplicativos e 9,5 para os dados do usuário. Até o momento não consegui descobrir se essas áreas são redimensionadas automaticamente caso alguma delas encha. Lembrando que em outros países há a versão de 64GB, assim como a de cor Branca, adicionalmente as opções Cyan e Magenta. Essas últimas são comercializadas no Brasil apenas pela Loja Nokia (física e online). A câmera de 8MP e lentes Carl Zeiss filma HD de 720p e tira fotos de grande qualidade.

(Clique para ampliar)


Mas em minha opinião, a grande cereja do bolo do Nokia N9 é o seu software. O sistema operacional Meego Harmattan, juntamente com a interface de deslizar o dedo na tela (SwipeUI), criam uma facilidade extrema no uso do aparelho. Mostrei o método a algumas pessoas e só tive bom elogios ao sistema, sendo que até minha mãe conseguiu desbloquear a tela e alternar entre os aplicativos (:D). Mesmo com essa facilidade, há um tutorial que é executado na primeira iniciação (podendo ser acessado em Manual) que explica tudo.

(Clique para ampliar)

A ideia sistema operacional do N9 é simples: três telas, três coisas básicas que fazemos com os nossos smartphones. A primeira nos pemite saber tudo o que está acontecendo, é o feed de notícias e também de notificações. Já a segunda tela concentra todos os nossos aplicativos, toda as atividades possíveis. E por fim a terceira organiza tudo o que estamos fazendo no momento, todos os aplicativos abertos. Uma forma sensacional de organizar a multitarefa.


É, já deu para ver que teremos muito assunto pela frente, não é mesmo? Aqui é só um resumão do N9, só para começar. Se você tem alguma dúvida, curiosidade ou mesmo sugestão para essa coluna, fique a vontade para usar os comentários, ou os canais do Touch Nokia no Twitter ou Facebook que se encontram aqui na página. Espero que vocês tenham gostado (como eu estou gostando), e aguardo vocês na próxima semana. 

6 comentários:

limarcos cliff disse...

eu uso um n9 e muito bom, porém essa última atualização deixo uma falha, eu percebi q quando instalo um aplicativo e se desinstalar o app, quando desligo e ligo o aparelho aparece um icone com uma seta p baixo. ..tento apagar n apaga diz q o app n existe. ..dai se eu reinstalar o app o ícone some .. Alguém pode me dizer algo sobre isso, o estranho e q so
aconteceu depois da atualização e mas eu tenho a impressão q todo video fka falhando
..o resto ta normal

Jeison Cleiton Pandini disse...

Olá limarcos,

estou com 1.2 e não vi esse problema ainda, ele continua acontecendo?

E essa seta aparece em que região da tela? Se for na barra superior é apenas a atualização e-mail, Twitter, etc. que está acontecendo no momento, e não estaria relacionado com o seu problema.

Qualquer outra dúvida é só comentar.

limarcos cliff disse...

n ....ele so aparece quando eu desinstalo o app....se eu reinstalar o msm app q foi removido o ícone vira o app ...os videos ficam travando qse n da p percebe so quando vejo o msm vídeo em outro aparelho

Jeison Cleiton Pandini disse...

Olá limarcos,

Até o momento não consegui entrar erro parecido com esse, se puder enviar uns prints da tela (app: http://store.ovi.com/content/227092), pode ser que ajude.

E caso tiver mais alguma informação, lhe passo.

Anônimo disse...

oi gente queria uma ajuda pra resolver o problema da previsão do tempo no meu N9 pois não esta aparecendo na tela de Feeds !
me ajudem !
grato !

Willian

Jeison Cleiton Pandini disse...

Olá Willian,

A previsão do tempo não aparece, nem mesmo quando você entra no aplicativo de previsão de tempo (AccuWeather)?

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews