12 de mai de 2012

O Toque de NFC no Nokia N9

Logo Oficial do NFC
Sem dúvida, na história da evolução de como conectamos os nossos aparelhos, as conexões sem fio sempre são o grande destaque. Quem não lembra dos primeiros aparelhos com infravermelho, que faziam todos "colarem" os aparelhos na tensão de não perderem o sinal? Esse problema foi corrigido pelo Bluetooth, que permitiu expansão da área de compartilhamento, mas complicou um pouco o pareamento entre os dispositivos, tornando a tarefa menos prática. E é isso que o NFC nos proporciona hoje, a simplicidade de apenas tocar os celulares para compartilhar as coisas.
Dica: encontre apps, configurações
e aquivos mais rápido usando a opção Buscar

O NFC tem um alcance muito inferior ao Bluetooth (questão de centímetros), mas é mais econômico no uso da bateria e não necessita de pareamento. Basta que os aparelhos estejam com ele ativado para tocar um ao outro e inciar a transferência. No caso do Nokia N9 você pode ativar ou desativar esse componente em Configurações, Aparelho, NFC. Também pode ser usado para iniciar uma conexão Bluetooth entre o N9 e um dispositivo externo, como a caixa de som Nokia 360 Play da demostração abaixo.


Além de parear, você pode transmitir qualquer tipo de arquivo via NFC, seja fotos, vídeos, cartões de visita ou algum que nem seja suportado pelo aparelho. Para realizar a transferência você pode acessar o menu de compartilhamento ou mesmo apenas exibir em tela aquilo que você deseja passar a um amigo, por exemplo, fotos da galeria.





Contudo, o grande fato da tecnologia NFC é seu uso diversificado pelos desenvolvedores. O aplicativo NFC Tag Writer permite que você escreva o seu próprio cartão de visita, ou qualquer outra informação, numa tag de NFC. Um tag é como um QR-Code, uma área em que pode ser escrita algum tipo de dado para ser lido posteriormente, sendo usado em alguns estabelecimentos pelo mundo para a realização de promoções. Pode ser um "Curtir" por um café, ou um check-in no Foursquare.
Exemplo de NFC Tag

Nesse âmbito não podemos esquecer uma solução brasileira pra o pagamento de contas, o PagSeguro NFC, onde o N9 também teve grande participação. Através de aplicativos dedicados para cada perfil de usuário, comerciante e consumidor, basta-se selecionar o valor da transação, encostar os aparelhos e autorizar o pagamento. Mais informações você pode conferir aqui.

E você já usou o NFC de seu Nokia N9? Ou de seu C7 e 701? Conte a sua experiencia para a gente, deixando os seus comentários abaixo. Também deixe as sempre bem-vindas críticas e sugestões à essa coluna. Até a semana que vem com mais Nokia N9!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews