19 de mai de 2012

Organizando-se com o Nokia N9

 
O assunto da Coluna Meego de hoje é organização pessoal. Por mais que ela fique um tanto quanto esquecida nos dias atuais devido aos milhões de jogos, aplicativos, integração com redes sociais, um bom smartphone deve conter ferramentas que ajudam nos compromissos do dia a dia, tal como é a sua essência.

Este é um recurso que muito tenho utilizado no meu N9, algo que me fazia falta no predecessor Nokia 5530. Não que meus outros aparelhos não tenham esse tipo de função, mas no Meego tudo é bem simples, como a exemplo, os alarmes do relógio. Sabe aquela expressão reinventar a roda? Pois bem, é a isso que a Nokia fez, bastando rodar as bolinhas nos círculos, lembrando um pouco o teclado dos primeiros telefones. Ainda é possível configurar o tempo de soneca, toque do alarme e selecionar dias da semana para essa programação se repetir.


No aplicativo de Notas, pode-se adicionar e remover textos, suportando sublinhados, negritos, itálicos, trocas de cor e fonte. Embora um aplicativo de notas não vá muito além disso, poderia se incluído algumas funções de compartilhamento das anotações feitas, como enviar por email, por exemplo. Assim o texto fica preso a nota.


Quando falamos um pouco de produtividade, ler notícias pode ser bem importante, dependendo do cargo que você desempenha. No Nokia N9 há uma opção nativa para ler seus feeds favoritos, um tanto simples mas que funciona legal, principalmente pela função de incluir algum desses na tela Feed de Noticias (uma das três home's do aparelho).


Um dos grandes problemas no Feeds é a inclusão manual e um a um dos seus feeds favoritos. Este é mais um aplicativo para quem está navegando e encontra um site legal e quer segui-lo e é claro, não conhece Google Reader. Para quem  gosta do GReader (onde me incluo) exite o aplicativo gNewsReader disponível na Loja Nokia por 1,99, que substitui muito bem essa deficiência.

Contudo, quando queremos um bom assistente de organização, uma boa agenda é o eixo principal. Cada evento tem uma grande gama de detalhes que podem ser preenchidos, tais como, lembretes, adicionar anexos, notas, selecionar participantes, privacidade e alternar entre agendas. Múltiplas agendas são suportadas, tanto locais quanto da web, e a sincronização online pode ser feita em dois toques.


Além da visualização tradicional, de calendário, os eventos podem ser visualizados por dia e numa lista geral e ainda numa tela especial para a lista de tarefas, as famosas to-do's.



Como você pode perceber, organizar a sua vida no Nokia N9 é bem simples e funcional. Embora as funções não sejam tão profundas quanto de outros aparelhos, como o seu irmão Lumia com as já consagradas ferramentas da Microsoft, o Meego não faz feio e deixa sua vida bem mais organizada. Digo por experiência própria, pois ele me fez bastante diferença.

E você, também é esquecido muito ocupado com tantos projetos como eu? Conte como você usa o seu aparelho nesse sentido, queremos saber! Duvidas, sugestões, abuse dos comentários abaixo. Valeu!

2 comentários:

Luis Fut disse...

Ótimo post. Um dos recursos que mais utilizo no celular é a agenda de compromissos. Atualmente possuo um Nokia 5310 e estou na dúvida entre comprar o Nokia 701 ou o Nokia Lumia 710. Alguém sabe qual dos dois é melhor nesse quesito?

Luis Fut disse...

Muito bom esta matéria. Um dos recurso que mais utilizo no celular é a agenda de compromissos. Atualmente, possuo um Nokia 5310 que me atende muito bem. Agora, estou pensando em comprar um Nokia Lumia 710 ou um Nokia 701. Alguém sabe qual dos dois é melhor nesse quesito?

Aproveitando, o player de música do 5310 é espetacular (dá para selecionar múcicas por artista, por gênero musical e criar rapidamente listas de reprodução. Alguém sabe se o player de música do 701 e do 710 é bom também?

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews