26 de mai de 2012

Tirando fotos e vídeos no Nokia N9

Tirar fotos, fazer vídeos com qualidade, são grandes quesitos num aparelho, e os aparelhos Nokia sempre tiveram vantagem neste quesito. Mas, mesmo assim, tirar fotos com um Nokia ainda não era uma experiência muito agradável, devido a interface do Symbian que geralmente exigia mais toques para fazer alguma tarefa. Com o progresso, as coisas foram melhorando e no Nokia N9 é realmente que o jogo virou: a interface simples e renovada fez com que essa qualidade se estendesse antes das fotos serem tiradas.

Como pode-se ver na imagem acima, os controles do Nokia N9 fica bem dispostos na tela: no lado esquerdo controlamos o flash e outras opções, como resolução, modo de cena e detecção de rostos. No lado direito, as últimas fotos tiradas, o botão de disparo e o alternador entre fotos e vídeos. Lembrando que o N9 não tem botão dedicado para disparo, e tudo fica apenas no toque da tela. Daí o motivo de ter uma boa interface.

Dentro das configurações é possível alterar uma porção de coisas, tais como os modo de cena, luz, tempo para disparo, resolução, etc. O N9 conta com poucos modos de cena padrões, são apenas seis: automático, marco, paisagem, retrato, noite (onde há valorização do pontos de luz) e esportes (para imagens em movimento). Contudo, a grande maioria dos usuários irá usar o modo automático, mas é possível configurar um modo todo seu, equilibrando branco, contraste e filtros.



Também é possível alterar a sensibilidade à luz, o famoso ISO, chegando até o ISO 800. A opção taxa de proporção me proporcionou (rs), um micro susto: quando inciei a câmera pela primeira vez vi como resolução máxima 7MP. Fiquei me perguntando onde estava o 8º megapixel, e depois fui perceber que ele não aparecia por causa dela. Para tirar fotos em widescreen (16:9) o N9 reduz a resolução total.

Dica: cheque e veja se você está usando a resolução máxima.

Ainda para as fotos, há a opção de ativar ou desativar a busca por rostos na hora de fotografar. Isto faz com que o N9 foque nos rostos das pessoas automaticamente, contudo você pode definir aonde será seu foque, apenas tocando em qualquer canto da tela. Para tirar múltiplas fotos, ative a Captação contínua, e o aparelho irá tirar fotos em sequência até que você solte o botão de captura. Adicionalmente, há a função de exibir a foto logo após a captura e as linhas de grade, para os mais profissionais.


Um dos recursos ausentes nos meus aparelhos anteriores e que gosto muito é o tagamento de localizações e locais da onde as fotos são tiradas. A primeira função só recebe e armazena na foto a latitude e longitude, sendo a cargo da segunda buscar um local, seja cidade, rua ou bairro. Fica bem mais simples de saber onde foi tirada aquela foto.


No modo de vídeo também pode-se ter um boa gama de alterações tais como as das fotos. Também é possível da foco com o dedo em qualquer momento da imagem, modificar tons, sobras, resolução, sendo que o Nokia N9 faz vídeos em até 720p. Aqui já há uma limitação que não encontrava no Nokia 5530: não é possível pausar a gravação, apenas finalizar lá. Isso força que você tenha que usar um editor de vídeo para eliminar partes que você não queria no vídeo.


O Nokia N9 trouxe, como dito, grandes mudanças na interface de câmeras da Nokia, deixando tudo mais simples de usar. As melhorias e semelhanças podem ser percebidas até no Nokia 808 PureView, e nos aparelhos Belle FP1. Como tudo até agora, sair do S60v5 para o Meego foi um salto sem precedentes. Eu gostei e não me arrependo de tê-lo comparado. Garanto que vocês também. 

E agora um convite para quem tem um N9, visitem esse link e participem de uma espécie de senso sobre o número de aparelhos no mundo. A Nokia até então nunca comentou sobre a quantidade de aparelhos N9 vendidos, e é isso que a comunidade quer saber. Visite lá e marque a sua presença!


4 comentários:

XANDIVER disse...

Algum editor de vídeo para ser usado no n9? Isso realmente faz falta.

Powerfla disse...

Antes de mais nada, parabens pelo post, muito bom..

Só nao concordo com a critica ao symbian, o mesmo ta evoluindo, e nao dá pra comparar o hardware do N8 com um modelo que tenha WP7, sao mais rapidos...

Agora com o N808, um symbian potente, a galera vai ver que em termos de qualidade de VIDEO, SOM e FOTOS...o vellho e bom symbian, eh muito melhor que o IOS, Android ou WP7...

Eh só agurdar pra ver...:)_

Jeison Cleiton Pandini disse...

Olá Xandiver,

No momento não tenho sugestão de app desse tipo, apenas o editor nativo, que permite fazer cortes e substituir o áudio por outro arquivo de música.

Jeison Cleiton Pandini disse...

Olá Powerfla,

Obrigado pelo seu comentário, e concordo com muitas coisas nele. Meu comentário referia-se ao upgrade que o N9 deu nas intefaces da Nokia, inclusive no 808, que levou grande parte dessa experiência.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews