16 de jul de 2012

N9 PR1.3 e Outras Novidades

Momento mais legal da semana.

Olá pessoal, hoje a Coluna MeeGo está de volta, após uma pequena parada para resolver algumas pendências. Ao menos o assunto de hoje é mais que legal, é a versão 1.3 do software do N9 chegou trazendo muitas melhorias, grande parte delas de desempenho.

Muitos disseram que o Nokia N9 era um produto morto, que já nasceu com o fim determinado. Embora o descaso da Nokia com um produto tão bom seja verdade, é notável que o sistema em menos de um ano de lançamento (a completar em setembro) já teve três atualizações, sendo que a 1.2 trouxe grandes mudanças. O registro de mudanças divulgado oficialmente aponta para 1000 melhorias, incluindo aplicativos do Facebook, Twitter, Email, rede e conectividade. Este último era mais que necessário, o N9 tinha problemas para se conectar a web algumas vezes, mesmo encontrando as redes.

Contudo a comunidade, os usuários em geral, apontaram algumas mudanças que foram percebidas, as quais seguem abaixo:
  • Upload de aquivos no navegador de Internet padrão (1)
  • Decodificação de vídeo melhorada (1) (2) (3)
  • Interface muito suave agora (1) (2) (3) [Meia-verdade, ainda há engasgos]
  • Icone para o perfil Beep na barra superior e na tela de bloqueio (1) (2) [Sim]
  • Redes Wi-fi são encontradas mais rapidamente e mais redes são identificadas.  (1) [Sim]
  • Melhor suporte NFC com o C7 (1) [Nunca encontrei outro NFC para testar, rs]
  • Acesso baseado em certificado no Mail for Exchenge funciona agora (1)
  • Teclado Swype funciona novamente no Terminal (1) [Não tive esse problema]
  • O widget de Player de Música na tela bloqueada tem pequenas sombras no texto. Funciona muito bem para wallpapers brilhantes (1)
  • Melhoramentos da Câmera (foco central e autofoco em luz baixa) (1)
  • Posicionamento no Nokia Maps é muito mais rápido em ambientes fechados. (1) [Não senti]
  • Twitter agora suporta a linha do tempo e menções em tempo real (1) [Não precisa recarregar, basta manter o foco no topo]
  • Seleção de texto mais precisa (1) [Sim]
(via e mais em MyNokiaBlog)

Se isso deixou os usuários felizes, por outra lado outra notícia nos deixou muito tristes. Lembra dos últimos cortes da finlandesa, que acabaram cortando também o projeto Meltemi? Eles acabaram afetando a equipe que cuidava do MeeGo e que liberava essas atualizações. Não que iremos ficar sem atualizações, já que a Nokia assumiu suporte do aparelho até 2015 (pois nossa base não é pequena), mas elas poderão ficar mais escassas e sem muitas novas funções.

Seria isso que eu teria para hoje na Coluna MeeGo... Seria pois uma notícia muito boa chegou para mim esta manhã. Esse mesmo grupo acaba de se juntar em uma nova empresa que pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido na Nokia, a Jolla Mobile. Na verdade a empresa nasceu em 2011 e desde lá vem reunindo pessoas que acreditam no potencial do MeeGo para smartphones, pelo que contam em seus perfils no Twitter e Linkedin

Porém eles não tem nenhuma relação com a Nokia, e não vão desenvolver upgrades para o N9: terão seu prórpio sistema baseado em MeeGo e usando Qt como plataforma de desenvolvimento. Além disso planeja lançamento de produtos com o sistema. Mas o que isso tem a haver conosco, usuários do N9? A Jolla pode trazer mais interesse dos desenvolvedores e destaque para os sistemas de núcleo MeeGo, onde poderemos ser beneficiados.

Jolla é uma palavra em finlandês para "pequeno barco". É como uma pequena embarcação que se lança ao mar repleto de outros gigantes flutuantes, com o desejo de mostrar grandes novidades ao mercado. Eles já conseguiram uma vez, acredito que poderão conseguir de novo. Agora sim, por hoje é só e até semana que vem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews