29 de jun de 2012

Windows Phone 8: Agora sim teremos grandes títulos (Como Asphalt 7 e N.O.V.A.)

Atualmente a Marketplace conta com mais de 10.000 jogos para Windows Phone, 120 deles, são títulos semanais Xbox Live, os mais interessantes, das maiores desenvolvedoras, os destaques sem dúvida. E acredite se quiser, só temos 90 títulos desses 10.000 na Marketplace Brasil, tudo culpa do Ministério da Justiça, o Brasil, com suas normas que mais complicam do que ajudam. Cabe falar aqui, que os mais de 300 títulos adicionados no passado, foram removidos, eles não estavam certificados, quem baixou, baixou, que não baixou...


O jeito é criar ou usar uma conta americana para aproveitá-los, ainda assim é um problema, para adicionar um cartão de crédito, além de ser ilegal e não saber até quando o método funcionaria. Eu uso uma conta brasileira, já comprei inúmeros títulos e estou muito decepcionado com a postura da Microsoft, sempre tive vontade de jogar aqueles grandes títulos do Android e iOS, e quando eu posso, bem, as normas brasileiras e os desenvolvedores que não trazem seus jogos – eles estão no direito deles, no final das contas – ou seja, continuo não tendo os títulos de maior interesse e isso em um futuro próximo, pode me distanciar da plataforma. Me pergunto porque não podemos ter uma loja como a Google Play, onde todos os jogos estão lá e não há necessidade de envolver a legislação do país, se ao menso a Microsoft me desse a opção de trocar de Marketplace, mas nem isso posso e não, não quero criar outra conta para isso, além de ter muitos reais em compras, não é possível migrar compras.

Mas falando à respeito do que o Windows Phone trouxe com o anúncio da versão 8 do sistema, um aspecto interessante, além da repaginada no visual, foi as novas possibilidades para os desenvolvedores, com o uso de uma nova engine, títulos como Asphalt 7 e N.O.V.A. 3 já estão confirmados e devem aparecer com o lançamento do sistema.

Além disso vai ser muito fácil portar jogos feitos em DirectX para PC, diretamente para os dispositivos com Windows Phone 8, um diferencial sobre a concorrência. [Mobile Gamer]

Aplicativo do Twitter para Windows Phone é atualizado e traz notificações push


Boas notícias para quem utiliza o aplicativo oficial do Twitter para Windows Phone, hoje ele recebeu uma nova atualização, trazendo algumas melhorias, a principal delas, são as notificações push, como você vê na foto acima, agora você é notificado diretamente da tela inicial, entre as opções estão notificações para novas menções, favoritos, retweets, mensagens diretas e novos seguidores, as opções devem ser ativadas em settings > notifications diretamente do aplicativo.

Além disso, você recebe alertas via live tile, caso adicione o aplicativo em sua tela inicial. Não perca tempo e atualize logo! [WPCentral]

Twitter se encontra em sua versão 1.5 e pode ser baixado na Windows Phone Marketplace.

Os próximos lançamentos da Nokia Brasil: Nokia 808 PureView e Nokia Lumia 900

Nokia 808 e Lumia 900: Os carros-chefe da Nokia no 2º Semestre

Se você acessa a página da Nokia Brasil todos os dias deve ter visto hoje, que mais um aparelho foi anunciado, o Nokia 808 PureView, o talvez, último dispositivo com Nokia Belle, mas ao lado deles, muitos outros, como o melhor Windows Phone atualmente disponível no mercado, o Nokia Lumia 900.
                                   
Além deles, tem a linha Asha full touch, dois dos três anunciados, o Nokia Asha 305 e o Nokia Asha 311, um pouco mais baixo, o Asha 202 e os aparelhos mais modestos, 110 e 111. Todos eles chegam ainda no segundo semestre.

O maior interesse do público, o 808 PureView e o Lumia 900, devem chegar durante julho, e você, pretende adquirir algum desses dispositivos? Deixe-nos saber nos comentários!

27 de jun de 2012

Nokia N9 acabando no Brasil?

Sempre é de praxe eu dar uma pesquisada nos comentários, nas redes sociais, para ver temas para a Coluna MeeGo. Mas algo que me chamou muito a atenção foram os comentários de que o Nokia N9 estava sumindo das lojas, principalmente das online. Pesquisei e constatei que o fato era verdade, pois apenas alguns sites (que vou passar alguns no final desse post), ainda tem o aparelho. Foi então resolvi abordar esse tema na coluna de hoje: a quantidade de N9's.

Já disse por aqui que a Nokia, estranhamente, nunca liberou números sobre a quantidade produzida ou vendida do Nokia N9, tanto que rola até um censo via Google Maps para descobrir isso. Como publicado no PhoneArena, muita gente suspeita que as vendas do aparelho tenham superado as do Nokia Lumia 800, principalmente no final de 2011, quando esse Windows Phone foi lançado. E por estratégia, a finlandesa não iria admitir que o primeiro e último MeeGo teria sido melhor sucedido que o produto principal da empresa.

Apesar dela negar tudo (até para mim, inclusive), a comunidade já especulava que a Nokia não iria fabricar uma grande quantidade de Nokia N9's, já que a linha Lumia foi revelada após poucos meses do anúncio dele. E isso começa-se a ver por aqui. Não sei quanto a Europa e outros países, mas por exemplo, na Argentina ele continua sendo vendido e com muita publicidade, pelo menos até que o Lumia chegue.

Tudo isso faz como que o N9 seja ainda mais apaixonante! Sério, eu tenho o meu e não vendo, até porque não sei iria encontrar outro, rs. Todo o mistério, especulação, os firmwares, a indecisão do seu futuro, me fazem ainda ficar ligado a ele. E se você também quiser um, ainda tem algumas lojas no Brasil com ele a venda. Não me pergunte quanto a qualidade delas, tão pouco me culpe em caso de problemas, foram as poucas que encontrei e com preços não tão bons. Fica a dica para quem está procurando! Até a próxima pessoal.

MultiStock (já comprei aqui e tem Pagamento Digital)

9 de jun de 2012

N9 e os novos Asha Full Touch



Hoje na Coluna MeeGo vamos ter a invasão de três aparelhos que chamaram muito a atenção esta semana, os novos Ashas 311, 305 e 306. Esses novos aparelhos, os quais apelidei de "filhos do N9", são os primeiros modelos S40 da Nokia totalmente tochscreens, e com uma repaginada no sistema que lembra muito o MeeGo Harmattan.

Os Ashas 311, 305 e 306 são a mais nova aposta da finlandesa para enfrentar o avanço dos aparelhos Android de baixo custo. Todos contam com uma tela de 3 polegadas, pesando em média 97g, compactos e de design elogiável para esse nível de aparelho. Quem leva a melhor neste quesito é o 311, que conta com vidro antriscos (Gorila Glass), além de 3G e Wi-fi. Na conectividade o 306 possui 2G e Wi-fi, enquanto o 305 traz a capacidade de gerenciar dois chips ao mesmo tempo, só que sem Wi-fi. Essa escala poderá irá expressar o preço, sendo o 311 mais caro e o 305 mais barato. Abaixo seguem os vídeos promocionais deles:


Contudo, a experiência para todos os usuários será a mesma quanto ao sistema operacional no celular. Quando o CEO Stephen Elop jogou um balde de água fria no Nokia N9, dizendo que não haveriam mais aparelhos com MeeGo, prometeu que muitas das funcionalidades desse poderiam ser vistas em outros aparelhos. E isso realmente aconteceu: os novos Ashas implementam um bocado de funções do N9, como a tela de bloqueio, as três telas de atividades, o sistema de notificações, o movimento swipe, e outras que pode ser vistas neste vídeo abaixo:



A apresentação dos S40 Full Touch é muito semelhante ao MeeGo, com algumas diferenças. A tela de feeds foi substituída por uma home com notificações, aplicativos e contatos favoritos. O menu de aplicativos é o mesmo, com suaves diferenças de design. E numa terceira tela o usuário pode escolher entre o discador, tocador de música e radio para estar sempre disponível, numa analogia a tela de aplicativos do N9. Já o menu deslisante do topo é semelhante ao Symbian Belle.

Acredito muito que a Nokia acertou nestes novos aparelhos, pois eles podem ainda não ter a polivalência de um Android em funções, mas fazem aquilo que prometem com rapidez, sem travamentos e muitos legs, o que não é característica dos robozinhos mais simples. Empresas como a Samsung, Sony, pecam com seus usuários ao por um elefante para andar de bicicleta, digo isso com base nas palavras de amigos que usam esses tipos de aparelhos.

Visto esse avanço desses dispositivos, está aberta a época de previsões!

Previsões do Pai Cleiton

  • Caso o Nokia 808 PureView seja realmente o último Symbian, a linha S40 vai tomar o seu lugar;
  • Como o núcleo do S40 não tem multitarefa, o Linux será usado como base (leia-se Melmeti/Smarterphone/MeeGoLite);
  • Isso num futuro próximo, para a próxima geração de aparelhos S40 Full Touch, e com Qt;

Essas foram as minhas sortes e também minha coluna de hoje. Vamos avaliar minha (in)capacidade como vidente, e deixar os preciosos comentários, críticas e sugestões, muitas sugestões de assuntos sobre o N9 que vocês gostariam de ver por aqui. Agradeço a todos os leitores da coluna e pela grande receptividade que o assunto N9 sempre tem aqui no Touch Nokia. Valeu e até mais!

2 de jun de 2012

Apps para Aumentar a Funcionalidade do seu N9

O tema da coluna Meego de hoje é funcionalidade! Todos estão vendo que o N9 é um aparelho sensacional, diferenciado e divertido, mas tem alguns pontos fracos, onde peca pela simplicidade. Hoje quero compartilhar com vocês alguns aplicativos que uso para cobrir algumas funções que o Nokia N9 não traz por padrão. Nem todas são realmente essenciais num smartphone, mas são uma mão na roda.
 
Filebox
http://store.nokia.com/content/204982


Este primeiro aplicativo é um tipo bem incomum aos sistemas operacionais móveis, seja MeeGo, Android, iOS, Windows Phone: o navegador de arquivos. Somente o Symbian mesmo vem com essa funcionalidade por padrão. Não sei bem o que se passa nas mentes das empresas desenvolvedoras, mas é como um Windows sem Explorer, você coseguiria viver sem?



Esta tarefa é muito bem desempenhada pelo aplicativo Filebox, que traz tudo o que um bom gerenciador de arquivos deve possui: pesquisa, gerenciamento da área de transferência (o Ctrl + C e Ctrl + V), marcar pastas e arquivos como favoritos para acesso mais rápido, selecionar múltiplos arquivos, selecionar propriedades, enfim, uma porção de coisas que você deve muito ter no seu N9.

Destaque para a função de abrir e criar arquivos compactados,  como o .zip.


Recorder
http://store.nokia.com/content/198473

Outra coisa que você pode sentir falta no N9 é de um gravador de som, mas isso até encontrar o Recorder. Com sua interface enxuta e elegante (lembrando uma caixa de som), o gravador faz arquivos com áudio de ótima qualidade em formato .wav(e) e mostra os arquivos em uma segunda tela, onde é possível gerenciá-los.

Você pode interromper e retomar a gravação e todos os seus áudios ficam na pasta "recorder" do aparelho.

Flashlight
http://store.nokia.com/content/224448

A função de lanterninha, introduzida pela própria Nokia, é encontrada por padrão em alguns aparelhos, como a série E da finlandesa ao apertando o botão de espaço. Mas o aplicativo Flashlight eleva o nível do led do N9 a outro nível, como nunca vi! Com ele é possível acender, apagar, acender somente enquanto o botão estiver pressionando, piscar e controlar a velocidade do pisque, além da função de SOS.

Quando em SOS o led pisca de forma a mandar uma mensagem, a qual não me pergunte qual é :º).

ProfileMatic
http://store.nokia.com/content/216122

Não necessariamente é uma limitação do aparelho, mas o ProfileMatic inclui uma função necessária no nosso dia a dia. Se você estuda, sabe como é constrangedor que o celular toque no meio da aula (ainda mais se for um toque "alternativo"). Esse app alterna automaticamente o perfil de toque do seu N9, através que um conjunto de regras que você define. Vale informar dias, horários, pela sua posição (ver Cell id location).

Você também pode controlar as conexões, modo de energia, ou rodar algum programa específico (via comando).


Battery Usage
http://store.nokia.com/content/138659

Apesar de possuir um dos melhores gerenciamentos de bateria que já encontrei num smartphone, contando com previsões de carga e descarga, no Nokia N9 um aplicativo pode fazer toda a diferença. Battery Usage permite monitorar que são os grandes vilões do consumo de energia no seu celular, permitindo saber o aplicativo específico. Além disso, você pode encontrar estatísticas de uso do processador e da tela pelo aplicativo, e por quanto tempo o aplicativo foi usado.

O app também emite avisos sobre a saúde da sua bateria.


MTimer
http://store.nokia.com/content/186678

Contar tempo pode ser uma tarefa não muito frequente, mas quando necessário o aplicativo MTimer é essencial. Pode-se contar o tempo de forma progressiva, regressiva, ou com intervalos, sendo avisado nestes dois últimos por sinais na tela bloqueada, por som ou vibração.

 Muito bom em raros momentos, mas acredite, uma hora você precisa.


Drop Cache
http://store.nokia.com/content/258450

O Nokia N9 tem um multitasking excelente, fácil de alternar entre os aplicativos, de fechar, com o deslizar do dedo ou tocando e segurando para exibir o botão de fechar. Mesmo assim, vários programas ou processos inutilizados podem ficar rodando em segundo plano, o que pode influenciar negativamente o desempenho do sistema. Nisso o Drop Cache dá um jeito: ele força a competição dos processos e limpa o cache, sendo 100% seguro.

 Use a opção "Sync e Free all" para executar todas as otimizações.

Easy Answer
http://store.nokia.com/content/275929

Muito útil e ideia sensacional, o Easy Answer implementa formas diferentes de atender ligações. Você pode simplesmente por o aparelho junto a orelha, e quando o sensor de proximidade é ativado, bingo!, a ligação é atendida. Para encerrar, basta balançar o aparelho.

Ainda o botão de ligar e o balanço pode ser usado nessa configuração.

Esta foram as dicas de hoje na coluna, espero que vocês tenham gostado! Como sempre, seus comentários, dúvidas, e sugestões são bem vindas. Só desculpem os atrasos em algumas respostas, rs, mas vocês também podem interagir no Facebook e do Twitter do Touch Nokia, além do meu próprio @jcleiton. Deixem também os seus apps preferidos que deixam o seu N9 mais polivalente! Até mais!

1 de jun de 2012

Symbian: Hand of God HD - jogo disponível na Nokia Store


A Nokia Store de fato, não é mais a mesma, mas vez ou outra, digamos que aparece um ou outro aplicativo deveras interessante, All About Symbian informou sobre a disponibilidade de Hand of God HD para Symbian, um jogo em plataforma, desenvolvido pela SwanAngel, em java, porém, o jogo pesa cerca de 8 MB.

O objetivo aqui é simples, criar plataformas para as pessoas desesperadas que caem dos prédios ficarem em segurança. Hand of God HD está disponível na Nokia Store por R$ 1,99, não é um título tão recente, mas é muito bem recomendado, com média de quatro estrelas.

Nokia Lumia 900 é mais caro para ser produzido do que o iPhone 4S (e menos lucrativo, também)


Quando falamos em Nokia vs. Apple, que aparelhos vocês veem em mente? Atualmente a Nokia tem como seu melhor smartphone à venda no mercado, o Nokia Lumia 900, que ainda não foi lançado no Brasil, apesar de rumores nos dizer que o mesmo deve vir este mês, já ao lado da Apple, seu único smartphone anual, o iPhone 4S.

Um infográfico publicado recentemente apresenta os dois aparelhos lado à lado, demonstrando o custo de fabricação de ambos e eis a surpresa, o Nokia tem o custo mais alta na produção, mesmo assim, os lucros da Apple, são cerca de 50% maiores que os do Nokia, fato é, o custo de produção do aparelho da Nokia, é de $209, contra $190 do Apple, quanto ao preço, as coisas são diferentes, o iPhone 4S custa $649 enquanto o Lumia 900, saí por $450.

Isso deve-se aos entusiastas do iPhone 4S que o fizeram chegar neste patamar, coisa que poucos Androids conseguem, também, mesmo assim, continuo preferindo a aposta da Nokia, do qual já utilizo a três meses (no caso um Lumia 800), até por causa de todo um ecossistema (Windows 8 no Desktop e futuro Tablet, Windows Phone, Xbox 360, ou num futuro próximo, o rumor do 720, não?). [WSJ, phonearena]

Infográfico apresentando evolução da Nokia entre 1984 até 2012


Um site russo publicou um infográfico apresentando a evolução da Nokia no decorrer dos anos na área da mobilidade, nele existe cinco quesitos interessantes para avaliação: Ano, design do aparelho, nome, inovação e por fim, tecnologia.

Provavelmente você conhece todos eles e já tenha tido pelo menos dois ou mais deles, em toda sua vida, temos em vista, também, que desde que a era touchscreen foi iniciada, tivemos quatro inovações em termos de dispositivos, o 5800 XpressMusic, o N8, os Lumia e o 808 PureView (acho que falta o N9 aí, mas isso não entra aqui) e acho que a Nokia evoluiu muito e talvez, até tenha aprendido com o mercado, já que deixou de ser a potência, para enfrentar uma forte concorrência.

Para o próximo ano, ou quem sabe quando será o próximo marco da finlandesa, que segundo o infográfico, surpreendeu, por três anos seguidos (2010, 2011, 2012), podemos esperar algo para o que para um futuro próximo, 2013 ou 2014? Acredito fortemente em uma evolução esmagadora da Nokia com grandes saltos do Windows Phone e quem sabe um tablet.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Affiliate Network Reviews